sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Chegou o inverno...

Olá pessoal.
Escrevo do inverno! :D
Acordei hoje e vi o sol nascer, às 8:12 da manhã. 15 para as cinco da tarde já é necessário ligar as luzes e casa. Isso é um contraste muiiiito grande, para quem tava acostumado a ver anoitecer la pelas 10 da noite.! Mas, ainda vai ficar pior. Até o natal, me disseram que vai escurecer por volta das 3 da tarde.

Nessas três semanas, estive vivendo uma vida normal. Quero contar das reuniões, da neve, e do meu tempo com a Kaya.

REUNIÕES - As reuniões vingaram. Estamos tendo por volta de 5 ou 6 pessoas por sábado à noitinha. o melhor de tudo, é que formamos uma espécie de grupo que tem estado bastante junto. Deo tem sido meu amigão nesse tempo todo. Kanda tá sempre perto. 2 semanas atrás comemoramos o aniversário dele, coisa que ele não fazia há uns 4 ou 5 anos. Ele ficou muito feliz.
Amanhã é dia de reunião de novo, e vamos fazer um jantar. O inverno é um clima perfeito pra refeições quentes né!

FIM DE SEMANA COM KAYA - Fim de semana passado eu estive visitando a Kaya pela primeira vez. A Bavária é realmente linda, com seus vilarejos todos arrumados. As casas são todas muito bonitas, e o cenário que se forma, com as ruas curvas e estreitas, e colinas, são realmente muito bonitas de se ver.
Kaya mora num vilarejo muito pequeno, mas que tem 900 anos de idade. Bürgleim fica a 40 minutos andando de Heilsbronn, que é pequeno, mas já é uma cidade. Poucos ônibus durante a semana, e nehum no fds, deixa o acesso mais difícil. Mas, de Heilsbronn, pode-se ir a Nuremberg de trem, em 20 minutos. Nuremberg é uma das cidades mais importantes da Bavária, com 500.000 habitantes (tamanho de Stuttgart).

NEVE - Mal esperava que no dia seguinte a minha chegada, "realisamos" que a previsão do tempo indicava neve. Chovia o tempo todo, aquela chuva bem fininha, de manhã e de tarde. E a gente tava pedindo a Deus para que nevasse, mas nada. E gostamos muito, quando, à tardinha, assim que saímos para conhecer o vilarejo, a gente abriu a porta, e lá estava ela, caindo gentilmente em grandes quantidades.

Foi muito gostoso. Kaya nunca tinha visto neve antes, e ela realmente achou tudo muito lindo. E eu também fiquei muito surpreso com a quantidade de neve. Tudo já estava coberto, e depois de muito tempo, nada havia derretido. Nunca tinha visto neve nessa quantidade aqui na Alemanha. A neve continuou a cair a noite toda, e continuou até Domingo.

Nesse meio tempo decidimos andar até Heilsbronn, saímos bem cedinho de casa. A paisagem estava muito linda. Os campos, os pinheiros, e alguns lagos congelados, os descampados.. Tudo bem branco. As pegadas dos animais no chão.. Bom, foi muito legal.

NUREMBERG - Comemoramos 13 meses de namoro em Nuremberg, no mesmo dia. Andamos com calma pela cidade, que já estava se preparando para a feira de Natal. Subimos a colina até o castelo que tem lá. Um castelo típicamente medieval, do séc.XIII. Conhecemos por dentro.. o museu, o salão dos cavaleiros, a igreja do rei. Subimos a torre do castelo, muito alta.
E, tinha voltado a nevar, bem de leve. Mas pudemos ver todos os telhados da cidade antiga lá, brancos. Foi muito gostoso!

EU E KAYA - Para quem pensava num namoro a distância na Alemanha, a gente tá muito bem. Deus tem armado cada uma, de forma que temos nos visto muitas vezes. A host family da Kaya libera ela por quase uma semana, do nada. Daí ela vem. Daí surge a oportunidade de eu ir pra lá na semana seguinte. Daí, semana que vem eles liberaram ela por mais uma semana. Daí ela vem. Acabou que no break de Dezembro, eu vou ficar aqui, e ela também. A familia dela viaja pra Singapura, enquanto nós passaremos as 3 semanas juntos, natal e ano-novo..

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

ESTUDOS BÍBLICOS

Ola pessoal.
Escrevo porque algo bem interessante comecou a acontecer. Os estudos bíblicos e o grupo que se reune nos domingos, têm sido muito bons. Muita coisa ta acontecendo, e queria compartilhar com vcs.

AS REUNIÕES - As reuniões são na casa do David e Meg, ele alemão, ela inglesa. Eles vieram a Dessau há uma ano atrás, pq sentiram que Deus chamou eles pra cá. Eles então resolveram começar esse grupo de estudo na casa deles, e hoje conta com mais ou menos 15 pessoas. No domingo o culto é em alemão, com tradução em inglês, enquanto na Segunda o estudo bíblico é em inglês.

Duas pessoas tb estão na liderança lá tb: Jacob é um americano. Ele tem minha idade, mas parece mais velho. Jacob tb veio pra cá pq Deus pediu, e a igreja dele nos EUA ora por ele pelo trabalho que ele faz aqui. Tim é inglês, tem 25 anos. Depois de fazer 6 meses de um curso tipo seminário de 6 meses no Canadá, tb sentiu o chamado de Deus pra Alemanha. Daí veio pra Dessau, há seis meses atrás. Ele prega muito bem, e toca violino tb, muito bem. Todos os 4 dáo aula numa escola de línguas aqui em Dessau.

No fim, do nada, estou no meio de 4 pessoas que sentiram um chamado de Deus pra cá, e vieram. Quem conhece um pouco da minha história sabe que tinha sentido tb Deus me chamando pra Alemanha, dois anos antes de vir pra cá. Então foi muito legal compartilhar as histórias, a minha tb com eles.

OS ESTUDANTES DO MESTRADO E AS DUAS ÚLTIMAS REUNIÕES: reviravolta - Seis meses atrás, já tinha uma menina do mestrado que frequentava lá. A Winnie, que é Hong-Kong - Canadense. Deo, da Indonésia e que estuda comigo no mestrado tb, por coincidência acabou sabendo através dela a respeito da reunião, e me chamou pra ir, como vcs leram no ultimo post. Chegando lá na reunião, descobri que mais uma americana do mestrado, a Rosanna, tb tinha começado a frequentar. Então, do nada, já tínhamos 4 pessoas do mestrado nas reuniões.

Daí numa das reuniões, eu falei da minha vontade de começar a trabalhar com algum projeto mais específico com o pessoal da Universidade, uma coisa mais voltada pros jovens, em inglês. Cara, Dessau é uam cidade cheia de estudantes internacionais, e não tem nada voltado pra esse pessoal. E daí, Jacob tb sentiu a mesma vontade, e decidimos então que começaríamos a orar pra que esse projeto saísse do papel.

Nesse meio tempo Deo descobriu que Cosmos, do Ghana, que tb estuda com a gente, tb era cristão, e convidou ele pra ir Domingo. Eu fiquei de encontrar com ele, pra irmos juntos. Quando ele chegou, trouxe com ele mais duas pessoas: Ernest, da Albania, que tb estuda com a gente; e Kanda, da Indonésia tb, e que já terminou o mestrado em Economia. Ernest não era mais cristão, e gostou muito da experiência de ter ido lá. Já Kanda, achou maravilhoso, pq sempre procurou por isso em Dessau, mas nao achava. Tava indo nas igrejas tradicionais daqui. Agora já começou a participar do grupo.

No fim das contas, tirando o Ernest, já somos 6 estudantes internacionais frequentando a reunião.

A NOVA REUNIÃO NA CASA DO JACOB - Tb nesse último Domingo, marcamos eu e Jacob, sexta as 7 da noite, de orar na casa dele, onde estávamos querendo começar essas reuniões pro pessoal do Mestrado, essa coisa voltada mais pra jovem que tá em Dessau e fala inglês. Estamos querendo fazer algo como as reuniões que fazia em Campo Grande. Bom, abrimos o convite, e só hj, já temos a confirmação de Kanda, Deo, Winnie, eu e Kaya, que ta aqui essa semana. Com Jacob, somos no mínimo 6, o suficiente pra começar nossa primeira reunião. Então do nada, Deus já fez a coisa virar realidade. Deixei dois posters segunda feira no refeitório da faculdade, anunciando os cultos na casa do David.


Depressau é o apelido que os estudantes chamam nossa cidade. Motivo óbvio.

To pedindo então pra vcs que acreditam em Jesus, que estejam orando por alguns motivos:
- Que Deus faça a reunião com o pessoal do mestrado vingar, se for da vontade dele. E que esse grupo cresça bastante.
Em julho do ano passado, em Campo Grande, eu comecei a orar com mais 2 pessoas (Éverson e Thiago), pelo mesmo motivo, fazer reuniões com jovens. Seis meses depois já tínhamos dois grupos, um terceiro começado por uma menina (Ana), cada um com umas 6 pessoas. Um quarto tava pra começar (na casa do Andrei). No fim das contas, isso ajudou a estabelecer o sistema de grupos pequenos da igreja lá, e hoje, 15 meses depois, já existem 10 grupos só de jovens, sendo que alguns com 18 pessoas!!
- E que Deus esteja guiando a gente e capacitando pra fazer a coisa andar bem.

Bom, e agora vamos esperar pra ver no que vai dar!!!
Fiquem na paz!!