domingo, 24 de fevereiro de 2008

Segunda Semana

Ola pessoal. A segunda semana foi bem ok. Boa pra adaptacao.

BAUHAUS - A semana foi de mergulhar no tema dos estudos, que eh: Cidades de Fronteira do Mar Baltico. tenho aprendido muito sobre algumas cidades e o contexto delas. Mas enffim, aguardo a apresentacao dos trabalhos dos grupos de quem ja esta aqui, o que va iacontecer quinta-feira. Depois disso a gente vai ter um break de um mes, que eu vou apreoveitar pra visitar lugares e pessoas, e estudar tb. Ah, coloquei umas fotos daqui da Bauhaus no album da segunda semana. Espero que gostem.

GEORGUMSPARK - Acho que esse e nome desse parque legal, com umas ruinas e uma grande mansao do sec XVIII. Muito lugar pra caminhar, e o final do parque da no Rio Elba, o segundo mais importante da Alemanha (ainda que por aqui o rio esteja bem pequeno). Esse lugar onde estive era onde governava o principe do ducado da Saxonia-Anhalt. Aqui era a capital desse ducado. Tirei fotos disso tb.

FREIE LANDESKIRCHLICHE GEMEINSCHAFT - Esse e o nome da igreja que eu fui esse fds, rs. o que significa mais ou menos: Comunidade Livre da Igreja Nacional (ou seja, Luterana). Acabei achando essa igreja atraves de um anuncio na estacao de trem, que passo todo dia pra ir pra bauhaus.
Sexta a noite tinha uma reuniao de jovens, entao eu fui. E achei um lugar bemm agradavel. Vc tinha que descer prum quarto no porao da igreja, onde ttinha uma mesa com amendoins, chips, cha, agua, e velas acesas.. Um ambiente bemmm agradavel. Sete adolescentes, que me receberam muiito bem. Se apresentaram em ingles, e fizeram quetao de cantar musicas em ingles. O pastor entao tomou a palavra, Marcos 13, sobre o fim dos tempos, e as pessoas iam discutindo o texto. Tudo em alemao. DEpois conversamos e nos conhecemos mais.
Entao eu voltei no domingo.
E o culto foi bemm legal. Apesar de nao terem jovens, so duas adolescentes de sexta, tinha muita familia e muiitas criancas, alem dos idosos. Tinha uma familia de oito criancas, que cantaram duas musicas. As musicas eram boas, a pregacao parecia boa tb, e eu peguei ate o sentido de algumas frases. Gostei muito.
Depois do cultto eu conversei com vairas pessoas, e uma das adolescentes foi a minha interprete, rs. Mas soltei muitas frases em alemao, e gostei a beca!! Nao sei o que acontece, mas como vc fica ouvindo alemao o tempo todo em todos os lugares, fica parecendo mais facil...
Bom, essa foi a primeira vez que tive contato mesmo com a populacao daqui, e fiquei muito contente com isso. Pq eu quero isso.
Nas outras semanas eu vou visitar outras igrejas "livres".

2 comentários:

Kaya Barros disse...

Oi meu lindo!! To adorando te acompanhar aqui pelo blog, fotos e emails... :) To realmente mto feliz por vc estar encontrando, aos poucos, igrejas + ou - parecidas c/ a nossa aqui, e estar conhecendo pessoas diferentes, culturas, costumes...... enfim, essa é uma experiência maravilhosa!!! Não vejo a hora de ser a minha vez de compartilhar experiências assim tbm :D

Tenho sempre lembrado de vc diante do nosso Deus... E Ele tem cuidado mto de vc aí, né, lindo?

Continue sempre com os olhos em Jesus! Ele é Quem te guia no melhor caminho, sempre!!!

Beijão!!!!

PS: Ah, tbm li o seu email contando td mais detalhadamente!

***

Sua "bena" ><> Kaya*

Daniel disse...

E aí Mermão!

Po, legal esse seu blog ein! Rs

Espero que esteja tudo seguindo bem. Não vá ficar doente de saudade ein! Rs Igual eu nos acampamentos do Ebenézer, hahah, sem lembra? Estamos todos aqui em casa, torcendo por você e orando por você! Nós te amamos!

Hoje fui ao culto na IPBA. O pastor falou sobre discipulado pra variar. Que coisa louca! Eu to louco pra arranjar alguém pra me discipular, quero começar esse movimento logo! Rs. Olha, a igreja parece estar bem envolvida nos trabalhos, aparentemente possuem 12 GecoM em funcionamento. O Fábio me contou hoje que o Daniel da Débora, casal da igreja, estão montando outro só para casais jovens. To pensando em montar um separado, pensando em trazer amigos de fora, da facul.

O Henrique vai ser meu orientador de monografia, talvez iremos falar sobre 10 anos de Relações Internacionais em Mato Grosso do Sul, os impactos do Estado na balança comercial de exportações do Brasil e do MERCOSUL. Altas idéias!

No mais é isso.

Abraços! Deus te abençoe abundantemente!!

Daniel