domingo, 14 de dezembro de 2008

NOITE MARAVILHOSA!




Ow, sem noção!!!! Tivemos até agora a noite mais maravilhosa do Student Ministry. 6 pessoas novas vieram, sendo que 5 não acreditavam em Jesus!! Vou contar aqui o que aconteceu:

A IDÉIA DO COSMOS - Cosmos, o cara do Ghana, teve um dia em que ficou muito triste pelos amigos dele que não conheciam Jesus, pois tomou consciência de que todos iam pro inferno. Ele chorou até, e então saiu a revelação: Resolveu convidar todas as pessoas que ele conhecia, seja no facebook, seja falando mesmo.
Então, tem um recurso que a gente usa no Facebook, que se chama Evento. Vc cria uma página do evento, dizendo o que é, quando vai ser, põe todas a s informações, adiciona fotos e tudo mais. Daí vc vai e manda pra seus amigos como Convite. E dai aparece na página do evento, quem foi convidado, quem aceitou o convite, quem talvez irá, e quem não vai.
E, tipo assim, mais 90 por cento do pessoal do mestrado tem facebook, é quase que obrigatório, sabe, né. São 70 pessoas só no mestrado. Então dá pra sentir a quantidade de pessoas que vc pode atingir em massa, em pouco tempo.
Já no meio da semana, a gente tava impressionado com 11 pessoas no total que confirmaram presença, sendo três que nunca tinham vindo, pessoas que eu nunca imaginaria que iria aceitar.. E mais não sei tantos "talvezes".

A REUNIÃO, AFINAL - Já estávamos preparados pra receber os três novos do mestrado, sendo que duas meninas não crentes. De repente, ao invés de 3, chegam 6, sendo gente que não tinha sido convidada no facebook, e nem esperávamos.
-Anastacia, da Russia; Miruna, Romênia. As duas que aceitaram o convite.
-Ronell, de Trinidad e Tobago, é adventista e descobrimos que ele sabe muito da biblia, um cristão convicto também.
-Além desses, chegaram: Bob, da Jamaica; Andreea, da Romênia, e a menina do Uruguai, que fala português tb (muito bom conversar em português)!
Tivemos 12 pessoas no total, mas duas pessoas chegaram no final, ou seja 14. Isso sem contar que Deo não pôde vir, além dos dois chineses, que estavam em Dresden.

Muita conversa, clima bom, jantarzão gostoso. Dai começou a reunião com o louvor: Luz de vela, projeção na tela da tv, músicas maravilhosas, um momento muito gostoso. Na hora da palavra, Jacob leu João 14, e João 3, palavras que falam diretamente a respeito da Salvação: Jesus como único caminho, Jesus morrendo por nós pecadores, coisas assim, direto ao ponto.
E, não é pregação, é discussão. O que se sucedeu daí foi uma hora e meia de discussão, com perguntas afiadas, principalmente da Anastacia e do Bob: Como Jesus pode ser o único caminho? Qual o conceito de perfeito? É a sociedade quem define certo e errado? Discussão muito boa a respeito da figura de Jesus, e de muito alto nível, assim, de perguntas complexas.
Cara, e Deus esteve à frente. De alguma forma, Deus tava falando através da gente, só pode ser. E eles saíram de lá com uma visão totalmente diferente a respeito de Jesus, de seguir Jesus, sobre cristianismo como religião ou como estilo de vida. Foi maravilhoso, um discussão quente. A gente nem viu a hora passar. Deu pra expor TODO o evangelho, todo o necessário!
A gente orou daí a oração da salvação, e quem quisesse orava pra si mesmo. Depois tomamos sorvete, conversamos mais, assistimos filme...
O RESULTADO - Bob tinha muita dificuldade de aceitar a relação da igreja com as pessoas. As divisões das denominações, da questão do certo e errado. Ele falou que tinha muitos amigos adventistas, mas não conseguia entender até hoje coisas como igreja não é igual a salvação, certo/ errado, pecado, um só caminho. Ele é o tipo de cara que tem muitas perguntas, e não aceita essa coisa de religiosidade. E acho que pela primeira vez ele viu algo totalmente diferente.
No fim, Bob perguntou se as reuniões eram todos os sábados no mesmo horário. E, por incrível que pareça, ele tá parece estar querendo voltar e conhecer mais sobre Jesus.

Anastacia era a que mais argumentava, sobre "um só caminho?" O que é o caminho? diferentes visões. Falou do budismo.. Falou da idéia de nós sermos deuses ( que é um conceito que tá muito arragaido já na sociedade hj). Ela disse no final que gostou muito da reunião. Vamos ver se volta. Eu tenho quase certeza que vai, porque a gente mostrar uma coisa totalmente nova pra ela. Ela parece estar buscando algo novo.

Bob e Anastacia estão talvez entre os 3 ou 4 que mais tem liderança no mestrado inteiro, eu diria. Ronell, o adventista também tem muita liderança, e divide apartamento com o Bob.
Os outros três não argumentaram. Mas se mostraram a vontade durante a reunião toda.

Deus tem feito algo muito grande, muito mesmo. E ainda há muito a ser feito. Eu to muito impressionado com isso tudo. As pessoas vêm e gostam. E daí querem retornar. Simples assim.
O engraçado é a questão das cadeiras: A gente comprou 5 cadeiras na primeira reunião, pela fé de que Deus iria preenchê-las. Essa semana, a gente comprou mais 6, sendo que Jacob só teve tempo pra montar 3. E preenchemos o número de cadeiras exato. Se mais alguém chegasse, não teria onde sentar.

CHINA - Pra finalizar, Alan, um inglês da igreja, que chegou no final, tava contando pra gente que está conversando bastante com um chinesa, que se converteu a Jesus em agosto. Ele vai falar com ela a respeito da reunião. Acho bem provável que ela venha, o que vai ser fundamental para que os chineses que estão vindo na reunião conheçam mais de Jesus, à maneira chinesa, rs.

Enfim, muita coisa boa acontecendo. Semana que vem tamos chegando no natal, muita gente do mestrado vai viajar. To desde já pedindo oração pela vida das pessoas que apareceram hoje.
Bom, depois escrevo sobre minhas outras novidades. :)
Fiquem na paz.!

domingo, 7 de dezembro de 2008

STUDENT MINISTRY

Oi pessoal!
To escrevendo pra contar o que anda passando nas nossas reuniões de sábado à noite.
Deus tem realmente nos abençoado, e permitido que essas reuniões sejam um canal para que outras pessoas cheguem a Jesus, ou sejam fortalecidas em suas vidas, ou ajudem e sejam ajudadas.

O grupo deu certo, é uma realidade. E estamos só no início. Assim, um mês depois, a ciosa está ficando muito forte. É um grande veículo para que pessoas se cheguem a Deus. A gente fica de 5 até umas 10 ou 11 da noite, fazendo de tudo, desde louvar, ler a biblia, ate comer junto, assistir filmes, conversar. E tudo isso tem sido tão gostoso, que nós e os visitantes não conseguem parar de falar nisso depois. Dá pra sentir a presença de Deus lá. Normalmente temos tido 9 pessoas lá.

Eu tenho tocado no louvor, e semana retrasada, Tim, o inglês, estava lá também. Enquanto eu tocava violão, ele tocava violino. Ficou muito lindo, e profundo. Foi um ótimo momento de louvor.
Ontem o louvor tb foi muito bom.

A gente tem virado amigos, e conversamos por toda semana pelo Facebook. O facebook é tipo um Orkut, um pouquinho diferente. Mas enfim, o Facebook tem sido um grande veículo pra incentivar e pra convidar as pessoas pra ir no nosso grupo.
Nas últimas semanas, 3 pessoas que não são cristãs começaram a participar, e estão loucos pra conhecer mais de Jesus, vou falar um pouco delas.

ALEX, A ALEMÃ - Tem uma alemã chamada Alex. Ela é aquela jovem normal alemã, cristã mas não cristã. Desde que ela visitou a gente pela primeira vez, não deixou de ir nunca mais. Ela estuda inglês onde o Jacob dá aula. Ela tem se enturmado com todo mundo. Já virou amiga da minha namorada, mesmo antes de conhecê-la pessoalmente. E daí ela tem se interessado muito em saber mais o que é ter uma vida com Deus, buscar a Deus. Então, ela pergunta muita coisa pro Jacob, ou pra gente tb.

Alex tem gostado muito das reuniões, pq tem aprendido o que é viver uma vida com Deus. Ela não sabe nada de bíblia, e de Deus, então, esse tempo parece precioso pra ela.
Sendo que ela deixa o namorado sozinho pra ir nas reuniões. E mesmo ontem, quando eles deveria estar em Leipzig, ela deu um jeito de voltar mais cedo, pra conseguir ir na reunião.

OS DOIS CHINESES, VICKY E ZHU LEI - Ontem foi surpreendente porque, inesperadamente, dois chineses do mestrado vieram. Eu só fiquei sabendo na hora. Na semana passada DEo já tinha pedido oração por Vick (uma deles). Ela tinha mostrado interesse de ir, e trouxe um amigo dela também do mestrado, Zhu Lei. Eles nunca tinham ouvido falar de Jesus antes.

Ontem parece ter sido impactante pra eles. Eles gostaram muito. Na hora da oração, a Vicky orou, mesmo sem conhecer a Deus, a aparentemente sem nunca ter feito isso antes. E agradeceu pelo Deo, que tinha falado de Jesus pra ela, e por mim tb. Ficaram muito contentes de estarem participando, gostaram muito do louvor. Eles também falaram que vão continuar a vir. Assim que cheguei em casa, Zhu Lei já já me mandou uma mensagem pelo Facebook, dizendo que tava muiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiitto feliz pela noite de hoje, e agradecendo por tudo o que aconteceu. Cara, ele tava realmente contente!
Eu fico feliz, porque é muito difícil prum chinês conhecer a Jesus.

AJUDA E SUPORTE - Tem sido maravilhoso ver o resultado e impacto na vida de outros cristãos, como o Kanda. Kanda foi perseguido a vida inteira na Indonésia, porque cresceu do lado de muçulmanos, e era discriminado. Quando veio pra cá pra Dessau, tá morando de novo com um muçulmano, que não gosta que um indonésio como ele seja cristão. Então Kanda tem se mostrado muito alegre e realizado, por ter encontrado um grupo como esse. E por assim vai, tantas histórias... :D

ORAÇÃO - Eu quero pedir oração por esse grupo, que está já no meu coração. É incrível como Deus pode agir assim. Porque a gente tem feito muito pouco. Ore pra gente fazer mais, porque parece que a gente tá num "solo muito fértil". Se a gente começar a trabalhar um pouco mais, vamos colher muiiito mais.

sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Chegou o inverno...

Olá pessoal.
Escrevo do inverno! :D
Acordei hoje e vi o sol nascer, às 8:12 da manhã. 15 para as cinco da tarde já é necessário ligar as luzes e casa. Isso é um contraste muiiiito grande, para quem tava acostumado a ver anoitecer la pelas 10 da noite.! Mas, ainda vai ficar pior. Até o natal, me disseram que vai escurecer por volta das 3 da tarde.

Nessas três semanas, estive vivendo uma vida normal. Quero contar das reuniões, da neve, e do meu tempo com a Kaya.

REUNIÕES - As reuniões vingaram. Estamos tendo por volta de 5 ou 6 pessoas por sábado à noitinha. o melhor de tudo, é que formamos uma espécie de grupo que tem estado bastante junto. Deo tem sido meu amigão nesse tempo todo. Kanda tá sempre perto. 2 semanas atrás comemoramos o aniversário dele, coisa que ele não fazia há uns 4 ou 5 anos. Ele ficou muito feliz.
Amanhã é dia de reunião de novo, e vamos fazer um jantar. O inverno é um clima perfeito pra refeições quentes né!

FIM DE SEMANA COM KAYA - Fim de semana passado eu estive visitando a Kaya pela primeira vez. A Bavária é realmente linda, com seus vilarejos todos arrumados. As casas são todas muito bonitas, e o cenário que se forma, com as ruas curvas e estreitas, e colinas, são realmente muito bonitas de se ver.
Kaya mora num vilarejo muito pequeno, mas que tem 900 anos de idade. Bürgleim fica a 40 minutos andando de Heilsbronn, que é pequeno, mas já é uma cidade. Poucos ônibus durante a semana, e nehum no fds, deixa o acesso mais difícil. Mas, de Heilsbronn, pode-se ir a Nuremberg de trem, em 20 minutos. Nuremberg é uma das cidades mais importantes da Bavária, com 500.000 habitantes (tamanho de Stuttgart).

NEVE - Mal esperava que no dia seguinte a minha chegada, "realisamos" que a previsão do tempo indicava neve. Chovia o tempo todo, aquela chuva bem fininha, de manhã e de tarde. E a gente tava pedindo a Deus para que nevasse, mas nada. E gostamos muito, quando, à tardinha, assim que saímos para conhecer o vilarejo, a gente abriu a porta, e lá estava ela, caindo gentilmente em grandes quantidades.

Foi muito gostoso. Kaya nunca tinha visto neve antes, e ela realmente achou tudo muito lindo. E eu também fiquei muito surpreso com a quantidade de neve. Tudo já estava coberto, e depois de muito tempo, nada havia derretido. Nunca tinha visto neve nessa quantidade aqui na Alemanha. A neve continuou a cair a noite toda, e continuou até Domingo.

Nesse meio tempo decidimos andar até Heilsbronn, saímos bem cedinho de casa. A paisagem estava muito linda. Os campos, os pinheiros, e alguns lagos congelados, os descampados.. Tudo bem branco. As pegadas dos animais no chão.. Bom, foi muito legal.

NUREMBERG - Comemoramos 13 meses de namoro em Nuremberg, no mesmo dia. Andamos com calma pela cidade, que já estava se preparando para a feira de Natal. Subimos a colina até o castelo que tem lá. Um castelo típicamente medieval, do séc.XIII. Conhecemos por dentro.. o museu, o salão dos cavaleiros, a igreja do rei. Subimos a torre do castelo, muito alta.
E, tinha voltado a nevar, bem de leve. Mas pudemos ver todos os telhados da cidade antiga lá, brancos. Foi muito gostoso!

EU E KAYA - Para quem pensava num namoro a distância na Alemanha, a gente tá muito bem. Deus tem armado cada uma, de forma que temos nos visto muitas vezes. A host family da Kaya libera ela por quase uma semana, do nada. Daí ela vem. Daí surge a oportunidade de eu ir pra lá na semana seguinte. Daí, semana que vem eles liberaram ela por mais uma semana. Daí ela vem. Acabou que no break de Dezembro, eu vou ficar aqui, e ela também. A familia dela viaja pra Singapura, enquanto nós passaremos as 3 semanas juntos, natal e ano-novo..

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

ESTUDOS BÍBLICOS

Ola pessoal.
Escrevo porque algo bem interessante comecou a acontecer. Os estudos bíblicos e o grupo que se reune nos domingos, têm sido muito bons. Muita coisa ta acontecendo, e queria compartilhar com vcs.

AS REUNIÕES - As reuniões são na casa do David e Meg, ele alemão, ela inglesa. Eles vieram a Dessau há uma ano atrás, pq sentiram que Deus chamou eles pra cá. Eles então resolveram começar esse grupo de estudo na casa deles, e hoje conta com mais ou menos 15 pessoas. No domingo o culto é em alemão, com tradução em inglês, enquanto na Segunda o estudo bíblico é em inglês.

Duas pessoas tb estão na liderança lá tb: Jacob é um americano. Ele tem minha idade, mas parece mais velho. Jacob tb veio pra cá pq Deus pediu, e a igreja dele nos EUA ora por ele pelo trabalho que ele faz aqui. Tim é inglês, tem 25 anos. Depois de fazer 6 meses de um curso tipo seminário de 6 meses no Canadá, tb sentiu o chamado de Deus pra Alemanha. Daí veio pra Dessau, há seis meses atrás. Ele prega muito bem, e toca violino tb, muito bem. Todos os 4 dáo aula numa escola de línguas aqui em Dessau.

No fim, do nada, estou no meio de 4 pessoas que sentiram um chamado de Deus pra cá, e vieram. Quem conhece um pouco da minha história sabe que tinha sentido tb Deus me chamando pra Alemanha, dois anos antes de vir pra cá. Então foi muito legal compartilhar as histórias, a minha tb com eles.

OS ESTUDANTES DO MESTRADO E AS DUAS ÚLTIMAS REUNIÕES: reviravolta - Seis meses atrás, já tinha uma menina do mestrado que frequentava lá. A Winnie, que é Hong-Kong - Canadense. Deo, da Indonésia e que estuda comigo no mestrado tb, por coincidência acabou sabendo através dela a respeito da reunião, e me chamou pra ir, como vcs leram no ultimo post. Chegando lá na reunião, descobri que mais uma americana do mestrado, a Rosanna, tb tinha começado a frequentar. Então, do nada, já tínhamos 4 pessoas do mestrado nas reuniões.

Daí numa das reuniões, eu falei da minha vontade de começar a trabalhar com algum projeto mais específico com o pessoal da Universidade, uma coisa mais voltada pros jovens, em inglês. Cara, Dessau é uam cidade cheia de estudantes internacionais, e não tem nada voltado pra esse pessoal. E daí, Jacob tb sentiu a mesma vontade, e decidimos então que começaríamos a orar pra que esse projeto saísse do papel.

Nesse meio tempo Deo descobriu que Cosmos, do Ghana, que tb estuda com a gente, tb era cristão, e convidou ele pra ir Domingo. Eu fiquei de encontrar com ele, pra irmos juntos. Quando ele chegou, trouxe com ele mais duas pessoas: Ernest, da Albania, que tb estuda com a gente; e Kanda, da Indonésia tb, e que já terminou o mestrado em Economia. Ernest não era mais cristão, e gostou muito da experiência de ter ido lá. Já Kanda, achou maravilhoso, pq sempre procurou por isso em Dessau, mas nao achava. Tava indo nas igrejas tradicionais daqui. Agora já começou a participar do grupo.

No fim das contas, tirando o Ernest, já somos 6 estudantes internacionais frequentando a reunião.

A NOVA REUNIÃO NA CASA DO JACOB - Tb nesse último Domingo, marcamos eu e Jacob, sexta as 7 da noite, de orar na casa dele, onde estávamos querendo começar essas reuniões pro pessoal do Mestrado, essa coisa voltada mais pra jovem que tá em Dessau e fala inglês. Estamos querendo fazer algo como as reuniões que fazia em Campo Grande. Bom, abrimos o convite, e só hj, já temos a confirmação de Kanda, Deo, Winnie, eu e Kaya, que ta aqui essa semana. Com Jacob, somos no mínimo 6, o suficiente pra começar nossa primeira reunião. Então do nada, Deus já fez a coisa virar realidade. Deixei dois posters segunda feira no refeitório da faculdade, anunciando os cultos na casa do David.


Depressau é o apelido que os estudantes chamam nossa cidade. Motivo óbvio.

To pedindo então pra vcs que acreditam em Jesus, que estejam orando por alguns motivos:
- Que Deus faça a reunião com o pessoal do mestrado vingar, se for da vontade dele. E que esse grupo cresça bastante.
Em julho do ano passado, em Campo Grande, eu comecei a orar com mais 2 pessoas (Éverson e Thiago), pelo mesmo motivo, fazer reuniões com jovens. Seis meses depois já tínhamos dois grupos, um terceiro começado por uma menina (Ana), cada um com umas 6 pessoas. Um quarto tava pra começar (na casa do Andrei). No fim das contas, isso ajudou a estabelecer o sistema de grupos pequenos da igreja lá, e hoje, 15 meses depois, já existem 10 grupos só de jovens, sendo que alguns com 18 pessoas!!
- E que Deus esteja guiando a gente e capacitando pra fazer a coisa andar bem.

Bom, e agora vamos esperar pra ver no que vai dar!!!
Fiquem na paz!!

sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Holanda

Semana passada estivemos viajando para a Holanda, numa excursão do mestrado. Alias, Holanda não, Países Baixos. Li que Holanda é o nome errado do país. Holanda do Norte e Holanda do Sul são duas províncias dos Países Baixos. E só. :D

A VIAGEM - Foram 11 pessoas ao todo. Alugamos uma minivan, e usamos o carro da professora também. Foi uma viagem muito cansativa, mas valeu muito a pena.

A primeira parada foi em Vageningen, onde há uma das melhores universidades de Landscape Architecture dos Países Baixos. Lá mostramos a região que estamos estudando no nosso studio, e eles nos deram ideias e conceitos. Passamos o dia inteiro lá, e saímos cheio de idéias para nosso trabalho. E lógico, ficamos encantados com a universidade, que tem um jardim imenso e quentinho no meio do prédio, um lago com peixes, entre outras coisas.

Após isso fomos conhecer as principais cidades dos Países Baixos, começando por Amsterdam. Para mim, especialmente, Amsterdam foi muito bom de estar lá, porque 3 anos atrás eu estive lá com minha irmã, na minha viagem pela Europa Ocidental. Se, nessa primeira viagem, Amsterdam foi o ponto mais oriental em que estive, essa viagem representou minha ida ao ponto mais ocidental desde que estou aqui, agora que moro na Europa Central. O sentimento que tive foi o de estar conectando na minha mente essas duas viagens, e tudo o que conheço da Europa, agora de Portugal a Polônia, numa linha contínua.
Cara, Amsterdam é uma das cidades mais bonitas que conheço. Além de ter um complexo de canais em forma de C, uma por dentro da outra, em camadas e conectadas, ela é uma cidade cheia de casa muito antigas (1600 e tantos) e interessantes. Contudo, o que mais gostei da cidade é o a conexão que ela tem com a água. Ao longo dos canais, existem muitas casas-barco estacionadas. E lógico, essas casas tem barcos estacionados em suas garagens. Em segundo lugar, as bicicletas estão por todo lugar, e pode ser realmente estressante ter que desviar de bicicletas a todo momento. Parece que nem há tanto lugar pro pedestre.
Dormimos em Amsterdam num Botel, pra variar. Um botel é um hotel navio. Um dos recepcionsita era de Cabo Verde, e podemos conversar em português um tempinho, foi legal.

Depois de Amsterdam, foi a vez de irmos para Rotterdam. Que é uma cidade moderna, com um gigante porto e parque industrial. A cidade tem alguns arranha céus, uma ponte muito bonita, e tem vários barcos de carga passando pela saída do Rio Reno. Ficamos pouco tempo lá, mas deu pra conhecer. Em Rotterdam dormimos na verdade nuam cidade a 26 km de lá, chamada Briele. É uma cidadezinha pequena, tipo fortaleza. Na Idade Média, eles cavaram um círculo ao redor da cidade, construindo um fosso. Com a terra retirada, fizeram um talude-muralha, de forma que a cidade parece uma fortalezazinha. Muito bonita e viva a cidade.

Daí fomos pra Maastrich, mais pro interior, e perto da fronteira com Bélgica e Alemanha. Uma cidade muito bonita também, com um grande centro antigo, e com muita vida. Depois de tudo isso, fomos pra Aachen, na Alemanha, onde já tinha estado antes. Mas dessa vez, pude acompanhar as explicações sobre a cidade pela minha professora, que viveu 30 anos lá. Aachen tem uma super catedral, onde os reis da Alemanha eram coroados, por muito tempo, inclusive Carlos Magno, um dos mais conhecidos reis do Sacro Império Românico-Germânico.

GUIA - Em Amsterdam, como já tinha estado lá por quatro dias e lembrava de como a cidade funcionava, acabei virando o guia do pessoal. De lá em diante, eles me botaram de guia em todas as cidades, e no fim das contas eu já tava inclusive guiando na estrada, pra Rotterdam, pra Maastrich, e na volta pra Dessau. Gostei de entender como funcionam as estradas na Europa.

O PESSOAL - Nesse tempo em que estivemos juntos o pessoal se coneceu muito, e se aproximou bem. Me lembrou a turma da Bauhaus, quand oestávamos sempre fazendo tudo juntos.

GUERRA - Um dos assuntos que mais inpressionou foi o relato da Narcisa sobre a guerra da Bósnia, em 1992. Foram três anos muito difíceis para eles. E ela tava me contando como a Sérvia começou a assassinar famílias de muçulmanos, indo de casa em casa, em silêncio, a partir dos sobrenomes na lista telefônica. Daí dois meses depis descobriram, e a guerra estourou mesmo. E no fim, eles ficaram três anos dentro da casa deles. Não tinha trabalho, não tinha dinheiro. Tinham que se virar, usando cinzas pra lavar roupa, arranjando coisa pra comer. Ir embora não dava, nem andar pela cidade, porque tinha Atiradores de Elite (snipers) por toda a cidade, atirando em quem andava pelas ruas.

NEVE - Chegamos Domingo a noite. Na segunda começou a esfriar mais, fazendo no máximo 9 graus. E o tempo foi ficando chuvoso na terça, e na quinta estourou de vez.. Aquela chuvinha o dia inteiro, e a temperatura mais baixa. As 11 da manhã começou a fazer chuva-neve ao mesmo tempo, e lá pelas 3 da tarde começou a nevar de verdade.. no outono!! Ficou todo mundo muito surpreso, de ter nevado tão cedo! Bom, mas enfim, hoje, sexta, o dia ta maravilhoso, bem céu azul!

01 ANO DE NAMORO - No primeiro dia da nossa viagem pros Países Baixos, estive comemorando um ano de namoro com a Kaya. Kaya tem sido uma bênção na minha vida, em todas as áreas. Ela é realmente um presentão de Deus. Quando nos vimos da última vez, comemoramos o aniversário dela e o do nosso namoro. Agora, ela vai vir Terça-feira e ficar até Domingo, e daí poderemos comemorar nosso aniversário de namoro de novo, e também o meu aniversário!!! To contando os dias!

Muita coisa acontecendo em tão pouco tempo né!
DEus abençoe todos vocês.Tenhos saudades!

terça-feira, 21 de outubro de 2008

A nova vida em Dessau

Ola pessoal.
Estou muito feliz de escrever pra vcs novamente e contar as novidades! As semanas estão passando muito rápido por aqui. Enquanto escrevo estou me arrumando para ir pra Holanda, numa excursão da faculdade, por 4 dias.

MESTRADO - O mestrado eh show de bola. Pude escolher algumas discilplinas para cursar, e dai direcionar o mestrad para alguma subarea. Tenho conhecido muitas novas pessoas. sao 70 estudantes, de várias partes do mundo. Tem muita gente da China, da Romênia, da Polônia e da Rússia. Os chineses são os engraçados demais. Eh incrivel como tem muitos sons que eles nao conseguem pronunciar (a mesma cosia pra gente tentar falar chines). Numa das vezes, quando eu disse que era do Brasil, eles nao sabiam de que país eu tava falando. Daí, depois de desenhar no mapa, eles descobriram: "Ah, Bachí!" hehe.

O NOVO PESSOAL DA BAUHAUS - A nova turma da Bauhaus chegou, e como a gente mora no mesmo prédio, a gente ta sempre se vendo ou fazendo alguam coisa. A turma eh um pouco diferente da nossa anterior, mas eles são legais tb. Eles têm duas brasileiras, sendo que uma delas eu indiquei pra vir, daí ela fez a inscrição e passou.

NOVOS AMIGOS - Juntando essa galera toda, do mestrado e da Bauhaus, fiz muito novos amigos. Um deles eh o Engin, da Turquia, que estuda comigo. Tem o Deo tb, que vem da Indonesia e eh cristão. Lá na Indonesia, um país muçulmano, a igreja eh perseguida.

ESTUDO BÍBLICO - Deo achou uma igreja caseira onde os cultos são em inglês, e me convidou para o estudo bíblico na segunda. Foi a mesma igreja que tinha ido tempos atrás, de um casal em que ele eh alemão e a esposa inglesa. Eles dão aula num curso de linguas aqui em Dessau. E muita gente que vai no estudo biblico eh do curso de linguas tb. Americanos, ingleses.. A minha maior surpresa foi encontrar no meio do caminho outra colega do mestrado, a Rosanna, que eh americana. Ela tb tava indo pro estudo. Contando com uma outra, que ja sabia que era, a chinesa-canadense, temos 4 alunos do mestrado participando. Surgiu ate a ideia de montar um grupo na faculdade, e vamos orar, pra ver se isso vai pra frente! No fim, mais duas pessoas do estudo biblico moram no mesmo predio que eu; e pude voltar pra casa de carona cm um deles, num carro inglês, com volante ao contrário. Que coisa engracada ne!

FIM DE SEMANA COM A KAYA - Foi realmente muito bom esse ultimo fim de semana, que passei com a Kaya. Apresentei a cidade pra ela, e aidna fomos em Wittemberg, a cidade de Lutero, que eh bem aqui perto. Fomos no Jardim Real em Dessau, e como eh outono, a paisagem está maravilhosa! E em Wittemberg, foi muito show ver a casa onde Lutero morava, a Universidade onde tudo comecou, a igreja onde ele ensinava, e onde houve pela primeira vez um culto protestante. E ainda o lugar odne estava a porta em que ele pregou as 95 teses. Os dois passeios foram muito bons. No dia seguinte, viajei com ela pra Nuremberg, conheci a cidade um pouco, e dai voltei pra casa.

Bom, e resumidamente eh isso.
Tem sido muito bom meu tempo aqui. Espero que Deus continue me abencoando, me dando essa oportunidade maravilhosa de estar vivendo épocas tão boas aqui na Alemanha.!
Té mais.

sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Dia da Reunificação Alemã

Hoje eh o dia em que se celebra a reunificação da Alemanha.
É feriado!! Essa é uma matéria sobre as diferenças que ainda há entre o Leste e o Oeste. Aqui.

quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Stuttgart - Dessau

Ola pessoal!
Já estou de volta, desde terça-feira, em Dessau, para o começo do meu Master.
STUTTGART - Esse tempo que estive em Stuttgart foi muito abençoado, onde estive aprendendo muito sobre muita coisa, convivendo com minha namorada todos os dias e vivendo numa outra parte totalmente diferente da Alemanha. No último fim de semana, estivemos em cima de um dos morros da cidade, onde colocaram as ruínas da cidade na Segunda Guerra. O morro aumentou 40 metros de altura com a adição dos entulhos!!!! Um parque foi criado, e estivemos lá. Tá no álbum, confira lá!

KAYA, A AU PAIR - Deus eh bom demais. Por qualquer outras razoes, que vc pode ler aqui, em algum post, a Kaya acabou trocando de familia, e se mudou no mesmo dia que eu. Ela está morando numa cidade chamada Heilsbronn, do lado de Nuremberg, metade do tempo de distancia entre Dessau e Stuttgart. O casal eh um casal realmente muito crente, buscam a Deus. O pai eh americano, a mãe alemã. Moravam em Singapura ate pouco tempo atrás. A filhinha de dois anos e meio se chama Maya, efala tanto ingles como alemão. Kaya ja está com eles essa semana, e tá gostando muito.

KAYA, A NAMORADA - Estivemos comemorando 11 meses de namoro juntos, pra glória de Deus. Vou postar um video nosso! Deus tem nos ajudado a vencer barreiras! Ela tem feito diferença na minha vida. Vivemos um namoro pra honrar e glorificar a Deus, como semrpe dizemos! Enfim, um video (video bobo) pra que vcs possam nos ver juntos!!




TRABALHO - O escritório em que estive trabalhando, o MBA/S, é um escritório que gostei muito de trabalhar. Além das pessoas muito show de bolas, consegui fazer um ótimo trabalho lá, e saí de lá com vontade de continuar. O arquiteto gostou muito de mim, e me disse que as portas estão abertas pro escritório dele, e que não queria que eu estivesse ind0o embora. Eu gostei muito do reconhecimento deles, e de poder aprender mais e mais.

FRIO - O frio - das kalt - ta chegando cada vez mais rápido. A média é ainda de 10 a 15 graus sempre. Mas essa semana já baixou um pouco mais, a um nível cada de inverno um dia. As folhas estão caindo, e tem ventado e chovido bastante. tem uams folhas muito, mas muito vermelhas, nunca vi isso antes.!

DESSAU AGAIN - Tem sido bom retornar a minha cidade. Estou morando no mesmo prédio, mas agora no topo. o décimo andar, no edificio mais alto de Dessau.! Que vista linda, pra floresta.
Estou morando com dois jovens alemães, que são tipicamente mesmo jovens que gostam de aproveitar a vida. tenho conversado bem com eles, e estamos determinados a um ensinar uma lingua pro outro - eles querem treinar o ingles, e eu o alemão. Tenho aprendido muito nesses dois dias já!! O mestrado começa já na semana que vem, e parece que esse ano vai ser muito bom, pelo que já tenho lido sobre as matérias. Agora no fim de semana, vai ser a hora de encontrar com o povo da igreja, que nao vejo a tanto tempo. No dia em que cheguei, já encontrei por acaso a família que tem oito filhos, numa van, he.

bom, eh isso.
Fotos novas estão no álbum.
Deus abençoe vcs todos aí!

domingo, 14 de setembro de 2008

Enxaqueca!

Duas semanas atras tive minha primeira cirse de enxaqueca. Que loucura!! Que coisa mais sinistra. So de lembrar ja fico com dor de cabeca, hehe.
Enfim, foi muito estranho. Comecou num domingo a noite , e so foi embora na terca na hora do almoco. Segunda a tarde a coisa pegou feio. Tive que ficar dormindo no escuro. Pensava que a dor era devido o oculos que estava usando, mas, so comecei a desconfiar do que era, quando acordei a noite para comer algo, e vi que nao conseguia ficar no claro.
O pior de tudo eh que eh uma dor constante, que nao para. Eh na cabeca inteira, parecendo que seu cerebro nao cabe dentro da cabeca, e fica latejando, querendo estourar sua cabeca pra sair. Dor no pescoco tambem.!
O pior de uma dor assim nao eh a profundidade, mas a constancia da dor. Ela fica ali, perdurando, horas e horas e horas.. Terrivel. Uma experiencia que espero nao ter nunca mais!

No fim, fico fazendo uma comparacao, no impacto que a constancia causa na vida de qualquer pessoa. Na mesma forma, em Deus. SE o buscarmos constantemente, nao tem como isso ficar indiferente a Ele. Como Jesus mesmo falou na historia da viuva pobre que queria que um juiz mal julgasse a causa dela. E, como ela ficava insistindo e insistindo, ele acabou julgando a causa dela.
Constancia eh bom!

No mais, a vida aqui vai passando normalmente.
Fiquem na paz!!

terça-feira, 2 de setembro de 2008

Voltei!!!!

Ola pessoal! Quanto tempo!!
Voltei!
Estive muito tempo fora, poderia dar um monte de motivos.. Mas, resumidamente, logo apos o ultimo post eu comecei a ficar muito ocupado com o trabalho final e ao mesmo tempo cuidando da traducao dos documentos pro alemao (lembra do ultimo post, falando sobre o incendio nos campos onde o trem passava ne..) Dai, tive que fazer um portifolio, depois me inscrevi num mestrado, em cima da hora. Isso tudo durou umas tres semanas, dai eu ia ficando cada vez mais ocupado com o trabalho final.. Procurando emprego tb, pra dar segmento a minha vida aqui na Alemanha. Isso tb tomou um tempo bom. Tive um problema com o cartao do banco tb, que me tirou pelo menos duas semanas, nao so de tempo, mas de sono, hehe . Veraozao tb, monte de atividades.. Eurocopa!!! Depois de um mes e pouquinho, ja tinha ate perdido o habito de escrever!
Mas, enfim, acho que fiz muito bem em parar de escrever. Tive um bom tempo pra pensar em muita coisa na minha vida. Agora, depois de muitas reviravoltas e problemas resolvidos, aqui estou eu, cheio de novidads pra contar.

MESTRADO - Duas semanas depois de me inscrever num mestrado, recebi a resposta de que fui aceito. Sim, fui aceito! Mestrado em Arquitetura Internacional. O mestrado eh na mesma cidade, Dessau. Vai comecar em Outubro, e vai durar dois anos. A vantagem eh que posso fazer ele direto, ou aos poucos, parando pra juntar dinheiro, etc.. Aqui vai o link: www.dia-architecture.de

KAYA - Na mesma epoca que rolava essas coisas, minha namorada estava dando entrada no processo de visto para Alemanha. Porque? Ela estava procurando uma familia para ser au pair. Logo conseguiu uma na Alemanha. Isso foi um pouco depois de eu vir pra ca. O processo do visto durou cerca de dois meses, e no fim, ela so teve mais tres semanas no Brasil antes de vir pra ca, dia primeiro de Agosto. Sim, agora ela ta aqui do meu lado. Estamos na mesma cidade. E estamos passando dois meses juntos. Ta sendo maravilhoso. Isso tudo foi um presentao de Deus, pois tenho a conhecido melhor a cada dia. Temos aprendido bastante. Vou contar como tudo aconteceu:

EMPREGO - Depois de mandar emails pra dezenas e dezenas de escritorios na Alemanha, consegui uma resposta afirmativa.
Pouca gente contrata pessoal por apenas dois meses - tempo que teria livre, uma vez que meu curso terminava final de julho e o mestrado comecava no final de agosto. Ma, foi simples assim.. mandando emails, falando sobre mim, mandando o link do meu website: www.fdesouza.com . Mesmo mandando em Berlin, onde tem muito mais escritorios, no final eu consegui mesmo foi em Stuttgart, cidade onde minha namorada esta. Eu gostei muito, porque, Deus abriu uma oferta de emprego justamente na cidade onde minha namorada conseguiu a oferta de au pair. Assim, conseguimos dois meses juntos, morando na mesma cidade!

BAUHAUS - Bauhaus acabou ne.. Foi uma pena. A gente fez muita amizade mesmo. Mas, um mes depois, estamos ainda mantendo contato. De todos nos, so um voltou pro seu pais de origem, o Dudu, do Rio. Foi muito bom passar aquele tempo todos com eles. Vai ficar guardado.
Meu trabalho final acabou sendo sobre um bairro da cidade de Tallinn que tem umas casas historicas de madeira, tipicas a Estonia. A consciencia de preservar essas casas so veio nos ultimos anos. Acontece que nos proximos anos devera haver um boom de crescimento numa area logo ao lado, o que vai afetar muito essa regiao historica. Entao, eu bolei um plano pra canalizar esse desenvolvimento pruma antiga regiao industrial, hoje abandonada. Enfim, todos gostaram. A novidade eh que mes que vem vamos publicar uma materia na principal revista de arquitetura da Estonia, a MAJA. Uma materia de seis paginas. Gostei.

STUTTGART - Ja estou ha um mes aqui em Stuttgart, e o tempo passou tao rapido, que eu nem consigo imaginar como, rs. O negocio eh que o trabalho aqui eh de nove da manha as sete da noite. Dai, de noite, eu estou sempre com a Kaya. Fim de semana, tb com a Kaya. Me desculpem pessoal, mas, eh uma questao de preferencia, rs. Bom, hj ela ta tendo um compromisso, e enfim, to aqui escrevendo.
Stuttgart eh uma cidade no sudoeste da Alemanha, uma cidade de 600 mil habitantes, o que faz dela uma das maiores e mais importantes cidades da Alemanha. Eh uma cidade cercada de morros, literalmente. E eu moro em cima do morro, literalmente tb. Na parte sul da cidade. Tenho que subir e descer todo dia 199 degraus de escadaria. Mas, tudo isso vale muito a pena. A casa que o escritorio me deu tem uma vista muito bonita! E a casa em si, eh um pouco antiga e um pouco grande, so um sobrado! Tem uma imensa area verde, de forma que tenho ate que cuidar de jardim, o que ja incluiu ate capinar.
Bom, resumindo, a casa fica num dos melhores bairros de Stuttgart. O arquiteto dono do escritorio comprou esse terreno com a casa, e daqui a dois meses vai demolir tudo pra construir a casa dele. Isso faz de mim o ultimo morador dela. Da ate doh! A casa tambem tava muito suja quando cheguei, bem acabada. O primeiro fim de semana foi de muit otrabalho. Obrigado mesmo hein Kaya. Ela me ajudou muito com a limpeza.
Bom, mas enfim, eh uma casa muito boa, que eu uso muito pouco. Tem tres macieiras, que estao dando macas (massans) pra caramba. Ja vi esquilo varias vezes no meu terreno. Tb de vez em quando aparece aranha, e outros bichos, mas nao tao frequente assim. Mas essa eh uma outra historia!

Deus tem sido bom comigo, apesar de tudo! Tem sido maravilhoso, Ele tem me guardado e me dado um monte de oportunidades. E aqui a vida continua. Dessau me espera em outubro, e enqunato isso, Stuttgart.
Tenho pelo menos dois anos nesse pais pra contribuir com a obra de Deus e fazer a diferenca entre as pessoas aqui.
Bom, agora vou indo.! Vejam o site com as fotos, tem um monte de album novos!!

quarta-feira, 4 de junho de 2008

News..

A vida continua passando numa boa. A partir de agora, tudo comeca a correr mais rapido, sendo que so tenho mais dois meses aqui. Novidades, so algumas:

Final Presentation - Depois das intervencoes, cada um se repartiu e esta fazendo seu trabalho sozinho. Eu resolvi estudar a cidade e a regiao como um todo, numa visao de futuro. Ainda to estudando possiveis cenarios pra regiao. Enfim, hj, depois de apresentar algum material pros advisors, dei um tempo pra mim!

A viagem frustada pra Berlin - Segunda eu aproveitei que um amigo estavao indo pra Berlin, e rachei o ticket com ele. Precisava entregar ns documentos pruma pessoa la, e queria ir pessoalmente.

No meio do caminho, o trem para, do nada, numa estacao pequeninissima (A vila devia ter uma rua, e so!). e a pessoa comecou a avisar alguam coisa dificil de entender, logico. he. Mas enfim, pesquisando, descobrimos que estava tendo um grande incendio nos campos perto da ferrovia, e que o caminho estava fechado pra continuar viagem. A gente deveria esperar por um onibus que nos levaria pra uma outra cidade, numa outra linha segura pra Berlin.

Uma hora depois, o onibus chega. Meia hora depois, ele para na estacao combinada. Tambem no meio do nada. Ainda teriamos que esperar meia hora pelo proximo trem. Assim, pelo horario, perguntei sobre que horas chegariamos em Berlin. E vi que a hora que chegarianos la, nao daria tempo de pegar o trem de volta pra Dessau. Como eu havia ido na condicao de voltar no mesmo dia pra Dessau, entao, voltei pra DEssau, ao inves de seguir viagem.

A unica coisa boa disso foi que a gente encontrou o arquiteto que tinha dado uma palestra pra gente no mesmo dia. Coincidentemente ele tava no mesmo trem. E conversei bastante com ele, sobre o mercado de trabalho de arquiteto na Alemanha, e tudo mais. Gostei.

Praia - A Alemanha ta um calor que so!! No Domingo, como sempre, uma programacao de tarde com meus amigos. Dessa vez eles me chamaram pra nadar. Tudo bem ne. A unica coisa que eu nao sabia eh que era pra nadar mesmo numa praia de lago, praia mesmo, com bastante gente na areia, sorveteria, restaurante, barcos a vela. Um lugar muito bom a meia hora de carro daqui: Bitterfeld. Foi muito bom nadar na agua gelada desse lugar, e passar um tempao tomando sol, jogando volei!

Alemao - Domingo tb eu tive a maior surpresa. Ao reencontrar as pessoas depois de uns 2 domingos, todo mundo veio falar comigo, me cumprimentar. So que .. dessa vez eu entendia quase tudo o que eles falavam. E quando ficava dificil, eu pedia pra eles falarem mais devagar, e.. quando vi, eu tava respondendo a eles em alemao, como numa conversa normal (normal nao, uma conversa bem devagar ne, e com correcoes, he). Mas ,enfim, esse foi outro salto pra mim, e fiquei bastante surpreso com isso.!!

Ok. . Mais novidades e escrevo de novo!!
Fiquem na paz.!!

terça-feira, 20 de maio de 2008

Helsinki-Tallinn!!

Ola pessoal! Hj acabamos nossa programacao aqui em Tallinn. Tenho muito pra contar, vivi experiencias maravilhosas aqui. Amanha estamos voltando pra Dessau.

NORTE, BEM AO NORTE - Helsinki- Tallinn foram os lugares mais ao norte em que ja estivena minha vida. Se eu viajasse mais 400-500 km ao norte, a distancia entre CG e Corumba, estaria ja no circulo onde comeca o polo norte.
Por causa disso, agora na primavera pude experimentar coisas absurdamente impossiveis para mim, como:
- AS 10 da noite ainda consideraria como 'a tardinha'. AS 11 da noite ainda tem luz no ceu, aquele azul-quase-noite. DEpois disso, mesmo assim, esse azul-quase-noite continua, na parte norte do ceu. Isso continua ate as 2 da manha, quando o azul-quase-noite comeca a aumentar, ate a luz vir de novo, as 4 da manha.
- Isso da apenas 5 horas de escuridao durante o dia. E estamos so na primavera!! Conversando com os Tallinners, Eles disseram que em junho no 'dia do Joao' (Sao Joao, 24 de junho, por ai), eh o dia mais curto do ano. Nesse dia, vc tem apenas 1 hora de escuridao, mas na verdade parece que nao existe noite nesse dia, pq o ceu aidna assim fica claro. Nesse dia eh feriado, e eles tem festas, e costume de colocar fogo em algumas arvores, fazer fogueira etc. (Alias, esse costume existe em todo norte da Europa).

A LINGUA, A HISTORIA E A CULTURA - Helsinki e Tallinn tem mais ou menos tudo em comum. A lingua eh de mesma raiz, e soa muito bonito! A cultura nordica, se pudesse contar com detalhes, muito show. Mas enfim, durante a Idade Media, Estonia e Finlandia foram dominados por Alemaes, Dinamarqueses, depois Suecos, depois Russos, tendo apenas poucos anos de independencia. No inicio do seculo XX, os dois consiguiram independencia da Russia, aproveitando da revolta comunista la. A diferenca eh que na segunda guerra mundial, a Russia, agora URSS, invadiu a Estonia, e a tomou a forca. Eles so conseguiram liberdade em 1991, mas dai a URSS ja tinha feito 'um estrago' na Estonia, misturando russos, deportando Estonianos.. enfim. Isso gerou uma contra reacao, que fizeram eles odiar os russos, coisa que so ta melhorando nessa geracao.
DE qq forma, a Estonia virou um dois paises mais ocidentalizados, desde a independencia em 1991. Incrivel, pois virou o lugar com tecnologia de computador mais avancada da Europa. TEm crescido bastante, todo mundo sabe falar ingles, e eh bem conectada com Helsinki, que eh bem perto, uma hora e meia de barco.

IGREJA - Por coisa de Deus mesmo, andando pela cidade, vi duas meninas tocando violao, e sabia que elas eram realmente crentes, mesmo tendo cabelo rosa, piercing, e etc. Entao fui la falar com elas, e elas relamente eram crentes, e tavam tirando o violao pra comecar a louvar a Deus e distribuir folhetos. Era uma igreja de um pastor missionario mexicano. Me receberam bem, e me deram o folheto indicando o local e horario do culto no Domingo. Infelizmente eu nao poderia ir, pq era no mesmo horario de uma atividade da pos-graduacao.
Chegando no Domingo, 'coincidentemente', comecou a chover bastatne, no horario da atividade, que era ao ar-livre, e entao foi cancelada. Entao, dai eu fui na igreja.! E foi realmente uma experiencia maravilhosa, pq descobri uma igreja pequena ainda, mas focada em jovens, e com realmente amor a DEus. Conheci mais gente, e almocei com agora um novo amigo, o Simon. O pessoal me convidou pra fazer evangelismo, hj a tarde, e eu fui. Pela primeira vez experimentei como eh abordar pessoas europeias, que se mostraram muito interessados em saber o que era aquilo tudo, pois tinha violao, gente diferente, e tudo mais. Deus eh maravilhoso! Eu fiz dois videos e vou colocar aqui.!

Estonia e Finlandia tem tradicao protestante. E isso faz o povo ser mais 'prostestante' rs. Mas enfim, eh assim mesmo, tipo igual a Alemanha, igual a todo lugar na Europa. A Europa precisa ser evangelizada de novo.

AS INTERVENCOES - O motivo de virmos aqui foi pesquisar, falar com mais gente, e realizar algumas interencoes culturais, no meio da cidade, focando o que queriamos mostrar. O povo recebeu bem, e foi realmente uma experiencia marcante. Tb fizemos palestras, e realmente, realmetne, preciso voltar aqui. Pena que to indo embora!!!
Mas eh isso pessoal!! Viver essas experiencias, tem sido maravilhoso!!
Te mais.!

quarta-feira, 7 de maio de 2008

Não tem muita coisa acontecendo nesses dias, mais estudos e tudo mais. Proximo fds estamos viajando pra Tallinn-Helsinki, e depois de passar dez dias lá, a gente volta.

No mais, to fazendo as aulas de alemao, ensinando português pro Harmen, ta sendo bem engraçado! A igreja ta sendo bem legal tb. No domingo tenho sempre feito alguma coisa a tarde com eles. No último fds foi futebol, e o mais engracado nisso foi que eles jogam com criancas, mulheres, adultos, jovens, tudo ao mesmo tempo. E, pra minha surpresa, não foi jogo mole não. Assim, o menininho de seis anos driblava os zagueiros adultos, e fazia gol, rs. A mulher também ia de igual pra igual, e tirava a bola do atacante!

O tempo aqui agora tá maravilhoso! tem feito 20 graus, 25 até, e tudo está verde! Tb tem mesas do lado de fora, muitas pessoas nos parques e gramados, tem sido maravilhoso. Essa semana eu já to saindo sem nenhum casaco de casa!!

Bom, da próxima vez que escrever, terei bastane novidades da Estônia e Finlândia.

Fiquem na paz.

sábado, 26 de abril de 2008

!! Eai pessoal, como vao todos. To aqui pra contar as noticias das duas primeiras semanas do segundo semestre.

AULAS - A gente tem feito bastante coisa, ja que vamos passar um semana em Tallinn-Helsinki, e vamos organizar uma serie de eventos la, desde palestras, apresentacoes, intervencoes culturais. A gente ta bolando tudo, e ta sendo muito bom pra aprender! A gente vai pra la dia 11 de maio.


TEMPO LIVRE - Enquanto isso, tenho aproveitado bastante meu tempo livre aprendendo novos programas especificos pra arquietura e tecnicas de desenho. Alem disso, o alemao. Deus tem sido muito bom, e agora me deu um amigo pra me ensinar alemao mesmo, enquanto eu ensino portugues pra ele. O nome dele eh Harmen, deve ter uns 22 anos e estuda computacao em Magdeburg. como eh perto de Dessau, ele volta no fds pra ca. Ele ja morou um ano em Israel, e eh bastane gente boa. Ele ja ta "forcando" dele falar em alemao comigo, mesmo que demore pra eu entender a maioria das coisas. Experiencia muito legal!! :)

Alias, depois de conhecer tanta gente de varios lugares diferentes, eu acabei "juntando" os fatos, e descobri agora que um eh irmao de outro, que eh filho da oura e assim vai. Ontem a noite eu fui na casa de uma familia, onde tinha bastante gente, e comemos, conversamos, e depois louvamos a Deus. Tinha um monte de instrumentos musicais, tambores, ocarinas e violes.. Foi um momento muito bom de adoracao. Olha, e incrivel, uma mulher falando em linguas, como se ve no Brasil .Era a mesma lingua, os mesmos fonemas, palavras, sons.. incrivel, so por Deus mesmo!

O FIM DE SEMANA EM BERLIN - Cara, Sabado passado foi "o" dia!!! Eu e meu amigo Zishan fomos pra Berlin. Apesar de ter passado um frio bem grande, por conta duma virada de tempo, foi realmente um dia maravilhoso! Ficamos uma hhora e meia pra entar no Reichtag, que eh o parlamento alemao, e onde tem uma cupula de vidro muito famosa, e uma obra bem marcante, do arquiteto Norman Foster. Muito show la em cima, apesar de estranho. Depois vejam as fotos.
Fora isso Berlin estava uma "bagunca". Era o dia da final de um campeonato, e iam jogar Bayer, de Munique, contra Dortmund. Cara, cada uma dessas cidades ficam num canto diferente da Alemanha. Eles tiveram que cruzar o pais pra assistir esse jogo, e a cidade tava literalmente "tomada" por eles. So se viam roupas vermelhas ou amarelas.. Buzinas, gritos de guerra, cancoes, cervejada, batuque, festas.. Cara, os alemaes sao tao torcedores de futebol como no Brasil! Me senti no Brasil ate ,heeh! Alem disso tava endo um show, no Brandeburg Tor,.. entao, imagina o conjunto desses fatores, he!

O ANO NOVO DO BLANGADESH - A tardinha a gente foi encontrar um casal amigo do Zishan, cujo marido era do Blangadesh tb. Ele conhece a comunidade do Blangadesh em Berlin, que nao eh muito grande, mas eh bem nacional! Eles estavam comemorando o ano novo (que nao tem razoes religiosas. Na India tb eh o mesmo calendario). Olha, foi uma festa maravilhosa, pq as mulheres estavam com as roupas de festa, que sao muito diferentes. gostei muito daquelas mulheres com saris e outro manto por cima, pintadas na testa, algumas com veus.. Alguns homens tb vestiam roupas brancas tipicas.
Olha, alem da comida muito boa (e apimentada, rs - tive ate que lavar o rosto, que tava vermelho!)), eles me receberam muito bem! Fiquei amigo deles todos, hehe. O ponto alto da festa foi depois do jantar, onde eles se reuniram e comecaram a cantar cancoes em bengali, algumas paquistanesas tb. Olha, mas eu fiquei que foi "hipnotizado".! Um dos instrumentos era a Harmonica, que era um teclado que funcionava no mesmo esquema do acordeon, ou seja, vc tinha que bombear o ar pra dentro, com uma especie de sanfona, pro som sair. E aqueles tambores tipicos de sons indianos.. Olha, nao queria mais sair dali, foi show de bola! Mas enfim, pegamos o ultimo trem de volta pra Dessau (se eu perder esse trem.. so amanha de manha ,rs). (obs. O trem tava LOTADO de tocedores, muitos bebados, outros ainda exaultados do jogo - isso as duas da manha!).

SEGUNDA GUERRA MUNDIAL - Em Berlin o que mais me marcou foi um parte onde preservaram o muro de Berlin. Nesse lugar, onde antes existia o quartel da Gestapo, - a policia nazista, existe um museu a ceu aberto, que se chama Topografie des Terror. Reune toda a historia da ascensao e queda de Hitler, e foca muito na segunda guerra mundial, com muitas imagens da campanha contra os judeus. Muitas fotos.. Eu fiquei MUIITO revoltado, muito mesmo, com as cenas que as fotos nao escondem. Que governo ridiculo. Como pode deixar todo o povo bitolado por uma coisa tao sem sentido??
Eu falo da campanha contra os judeus, baseado em - nada. Entao, os judeus eram obrigados a andar com uma estrela de DAvi pintado nas jaquetas, pra identifica-los. E logo tinha o "dia de quebrar as lojas dos judeus" . Dai faixas dizendo " Vcs judeus sao o motivo do nosso azar". Tudo la, com fotos! Logo, comecaram a pegar alguns judeus e fazer o que eles chamaram de "Humilhacao Publica". Entao, tinha uma mulher judia, bem bonita. E eles amarravam ela, e colocavam em cima de um tablado em praca publica. A populacao em peso la, rindo dela, pq tinha um cartaz. Depois de um tempo, chega um cabelereiro, e comeca a cortar o cabelo dela todo, enquanto todos riam.. Deixou a mulher sem pelo nenhum, mesmo na sombrancelha; e depois dessa sessao de humilhacao, tava la a mulher, parecendo um desenho de um ET, um monstro.
Outras cenas, em que judeus estavam cavando as proprias covas, e depois disso, tavam la, ajoelhados, de frente pra covas, enquanto um policial com cara de sadico estava com a arma apontada na parte de tras da cabeca. Ou seja, nem o trabalho de coloca-los na cova tinha. Varias cenas desse tipo, outra de uma mulher ajoelhada, na memsa posicao, mas numa cova coletiva ja cheia de corpos.. Filas de idosas numa calcada, e na proxima foto, todas no chao com sangue escorrendo.. Cara, que ridiculo!! Qeu horrivel.. Enforcamentos.. esm motivo nenhum ,afinal, eram habitantes, nao tinham feito guerra, nem nada.. Foram massacrados, como uma limpeza etnica sadica!!

SEGUNDA GUERRA II - Outra coisa interessante, que vi ontem, foi uma capsula de bala fuzil da segunda guerra mundial. Incrivel foi o jeito como acharam. O pai de um dos meus amigos, tava na floresta, catando cogumelos pra comer, e enquanto cavava, tava la a bala. DAi eles comecaram a falar, que ate hoje, se vc for no bosque, florestas, vc tem chance de encontrar algum vestigio da guerra. Eles contaram a historia de um cara que achou um tanque de guerra russo semi enterrado. E dai pegou o motor pra fazer um carrao, desses carros-show. E dai o irmao mais novo dele tirou foto. rsrs. Enfim,.. ate hj, mais de 60 anos depois, existem vestigios da guerra aqui nos arredores.!

Quanto ao mais.. voltamos com o pessoal todo do Kolleg, a organizar nossos jantares, sessoes de filmes, exercicios, reunioes.. planos.. rs. Ta sendo legal ter todo mundo novamente.
Bom, eh isso.. logo mais tem mais!!
Ate mais pessoal!!

sexta-feira, 11 de abril de 2008

Ultima semana do beak time.

Ola pessoal!. Mais uma vez aqui estou.. esse break time realmente foi muito importante, pois tive tempo pra trabalhar e aprender muita coisa, alem de ler bastante e estudar. Olhem so, eu acabei trabalhando bastante pra fazer um website, adaptando a partir de um blog.. eh muito chato, pq as ferramentas da blogger sao feitas para um blog e nao para um site. Mas.. acabei gostando do resultado. Ainda tenho varias coisas pra mudar, mas.. olhem ai o resultado: www.fdesouza.com

MUDANCA NO GRUPO - Ja comecamos com a noticia "bombastiiica" ,rs. Ha muitas mudancas no grupo, pessoas saindo, outras entrando.. enfim.
O grupo vai comecar bem reuduzido, por enquanto. Cada um por sua razoes.
-Thomas voltou pro Canada e esta fazendo um doutorado agora.
-Cirian e Dominique, que sao artistas, estao morando em Berlin, ela com emprego e ele procurando um. Eles vao aparecer so uma vez por semana.
-Ali the second, foi aprovado num pos doutorado em Amsterdam. entao, nao volta mais.
- Ali the first esta fazendo um trabalho no Yemem. se acabar ha tempo, volta.. mas as apostas dizem que nao.
-Maxim conseguiu um emprego em Amsterdam, por dois meses. Vai voltar dia 15 de maio.
-Tino ta terminando a tese do doutorado dele na Finlandia. Volta em maio.
-Acabei de saber, Ines conseguiu um bom emprego num escritorio em Berlin.. pensou bastante e nao volta. Comeca a trabalhar segunda.
-Ricardo esta trabalhando em Barcelona. So volta em maio.
-Egzon voltou pro Kosovo. Depois de dois anos aqui, fazendo mestrado, ele voltou pro recem-criado pais dele! tem muita coisa acontecendo la, emtermos de trabalho, e ele quer passar um tempo com a familia, ja que um dos pais esta doente.
(Egzon alias, deixou um monte de coisa, que nao ia levar de volta, entao a gente ganhou torradeira, maquna de fazer suco, jaqueta de inverno, pesos pra fazer exercicio e abdominal. entre outras coisas, heh.)
Voltando ao assunto.. camon, estamos falando de 5 saidas, 2 que vao aparecer uma vez por semana, e 3 que so voltam em maio. Sendo assim, comecamos o 2.o semestre em 6 pessoas. Como temos dois alunos novos, Chapan do Blangadesh, que fazia mestrado aqui, e agora uma outra, que eh Italiana. Seremos 8 entao.
Teremos dai 1 mes pra trabalhar as intervencoes que vamos fazer nas cidades-estudos.

IMERSAO NO ALEMAO! - Rs. Sim, ta sendo muito bom o contato que to fazendo com o pessoal daqui da Alemanha mesmo. Uma amiga me deu o telefone de um casal jovem. Telefonei pra eles, e eles ja me convidaram pra ir na casa deles, e dai tinha mais um casal, com uam filha adolescente ja, e mais um cara que estuda medicina.. Comemos, jogamos, foi bemm legal. Eles so conversavam em alemao, e ficavam me ensinando, Kathrin sobretudo. Contaram onde era a igreja que eles iam, e gostei muito de la! Ja conheci mais gente, que me convidaram pruma reuniao de estudo biblico na casa de uma delas. La foi muito show. E alem de tudo, eles se preocupavam em traduzir emresumo o que se passava. La encontrei uma mulher jovem, que contou que eh interprete de uma reuniao todo domingo numa casa, onde vao jovens louvar a DEus, muitos estudantes e jovens, uma vez que eh traduzido em ingles. Domingo eu vou la pelo primeira vez, e to muito feliz por enfim encontrar isso aqui. Logo contarei as novidades!
As reunioes de jovens (adolescentes) nas sextas a noitinha tb sao muito boas.. Sempre 4, 5 pessoas, e eles me recebem bem, traduzem varias coisas. Sao amigaveis!

Agora, depois de tantas programacoes, e de tanto ouvir alemao, nao tem jeito.. gracas a Deus, eu to conseguinddo decifrar cada vez mais palavras. E tem vezes que eu faco perguntas em alemao ja! Olha.. Hj, na reuniao, pela primeira vez eu entendi uma setenca inteira, com duas frases seguidas!! Cara, vc nao sabe como isso eh surpreendente!! Cantar, eu ja canto em alemao, quando to lendo. E as pessoas ficam impressiondas de eu ta conseguindo bastante. Assim, a interprete de ingles que falei acima, eh da Polonia, e me contou que levou tres anos pra aprender a se comunicar livremente, ainda que com sotaque. E eu realmente espero nos 4 meses que me restam, pelo menos entender o que se fala, e poder responder devagar. Eh sempre assim, pelo que vi. Primeiro, nao se entende nada. Depois so entende, mas nao consegue responder. Dai, que vc vai aprender a responder. he!
Eu dou gracas a Deus que esta abrindo minha mente pra saber mais do idioma!

Passado sinistro de Dessau - Por ultimo, curiosidades do passado sinistro de Dessau:
- Aqui existia na epoca da guerra uma industria de avioes. Por isso foi bombardeada quase que totalmente a cidade.
-Bom, o que os aliados nao sabiam, eh que aqui se produzia o gas que matavam os judeus. Isso eh realmente muito triste. Semana retrasada eu passei em frente dessa fabrica, que eh modesta, nao desperta atencao. Ela nao foi bombardeada. Ta abandonada, e so tem um memorial com nomes de judeus mortos na frente. Mas eh muito triste imaginar que daquela fabrica saiu a arma que matou milhoes de pessoas. Muito triste.
-Alias, aquela regiao toda, coincidencia ou nao, esta abandonada. Era uma antiga area industrial, tb com casas. Mas, que desde os anos 90, comecou a encolher de forma assustadora. Cara, tem assim, antigos palacios, fabricas, industrias, grandes (com arquietura dos anos 40, 50).. Quarteiroes inteiros abandonados. Parece uam cidade fantasma, e a gente chama mesmo essa area de Ghost Town.!
-Aqui, nessa regiao, se concentram a maior parte dos neo nazistas da Alemanha. Leipzig, como falou o pr Amarildo, eh a cidade que mais tem atitude neonazista. Bom, eles, pra mim, sao mais eh punks, pessoal do trash metal, que se vestem de preto, jaqueta de couro, menina com metade do cabelo raspado... Eu ja vi um monte aqui. Hj eu descobrindo novos lugares de bicicleta (emprestada), passei por um grupo de uns 10 deles, numa escada.
Bom, o que os advisors falam eh so pra tomar cuidado, porque alguns anos atras, numa epoca em que estavam tendo algumas manifestacoes neonazistas, mataram um estrangeiro aqui em DEssau. Bom, mas sinceramente, eu nao vejo nenhum tipo de atitude contra nos na cidade, no geral. Parece bem tranquilo!

Bom eh isso ae pessoal Vamos ver o que a nova semana aguarda.!
Tschuss!

terça-feira, 1 de abril de 2008

Primavera!!

!! Ola pessoal !!
Aqui estou de novo, duas semanas depois.
Nao tem acontecido muita coisa nessas duas semanas, mas foram duas semanas legais.

IMERSAO NA INDIA - Pois eh.. Agora com as ferias, poucas pessoas ficaram. Coincidentemente, quem estava aqui era Zishan do Blangadesh, Sukanya do sul da India, agora tb tem o Chapan, que acabou o mestrado e agora entrou tb pra Bauhaus, assim como eu. Alem dele tb tem o Hasan, que ainda faz o mestrado na outra universidade. Eles dois TB sao do Blangadesh.. Ou seja.. 4 pessoas desse "subcontinente" indiano.!

Bom nesse tempo, nos jantamos varias vezes juntos, e eles fizeram uma comida muito boa da regiao, que chama Kichuri. Eh tipo um risoto, com uns molhos, vegetais.. algum frango. .e sempre apimentado. Gostoso! O que aconteceu eh que, como eles esavam bem a vontade, rs, eles puderam comer do jeito deles - com a mao...
Sim, com a mao. Na India, eh normal comer com a mao, isso nao eh porcaira, falta de educacao ou coisa de crianca. Em restaurantes, um jantar executivo, por exemplo, vc tb comeria com a mao se quisesse. E, logioc, eles te dariam uma vasilha com agua junto com o prato, pra vc lavar as maos de tempo em tempo. Eu tentei comer um pouco assim, mas nao me senti muito a vontade. Bem-vindos a diversidade cultural, hehe.

Enfim, eles me contaram de tudo sobre a India: desde as construcoes famosas, palacios, costumes, ate ao boom de crescimento e desenvolvimento que o pais passa. E eh incrivel.. Aparentemente, existe muita mao de obra qualificada saindo da India, pra trabalhar na Microsoft, por exemplo.. Onde segundo eles 75% dos desenvolvedores de programa sao indianos. Entre varios exemplos.. Cinema, Bollywood eh visto em variso paises.. eh realmente uma forca. Empresas de carro, como a Tata, que acaba de comprar a Porsche, e etc.. Por ai vai.

A parte mais legal foi saber que antes da dominacao inglesa, eram os portugueses que estavam por la.. E eh verdade ne pessoal.. quem nao se lembra das aulas de Historia?? Por causa disso, no Blangadesh principalmente, tem muitas palavras derivadas do portugues! E a gente descobrriu um monte por acaso.. quer ver?? Cha eh cha. Chabi eh chave.. Camis eh camisa.. Chao, Cadeira, Botao, Fita, Janela, Varanda .. Sao exatamente iguais em bengali, e tb parecidas em Tamil, a lingua que se fala no sul da India. Fantastico!!

PASCOA - Bom,. Pascoa foi um dia bem interessante. Primeiro que tava bem frio. Nevou pela manha, e eu tava inddo pra igreja, tomar um cafe da manha. Foi um momento bemm gostoso. Fazia tempo que nao ia la, por causa das viagens. Eles me receberam bem, e enfim.. teve culto depois... foi gostoso. Depois do culto eles sempre puxavam assunto comigo.. ainda que a gente ficasse sempre nas frases basicas, e ainda assim com dificuldade.
O interessante foi que, um casal, ja meio idoso, me convidou pra almocar na casa deles. Entao eu fui!. Era engracado, pq o cara sabia de ingles mais ou menos o mesmo que eu sei de alemao.. ou seja.. quase nada.! Entao, a gente passou o dia inteiro assim.. nessa de frases basicas, misturando o alemao com ingles..
Depois do almoco, eles me levaram prum parque, bem do jeito que alemao gosta, de caminhar, de verde.. Enfim,. Worlitz eh um parque que eh patrimonio historico e natural da Unesco, e eh realmente fantastico.! Tem varios tipos de construcoes de "Aventura", mas todas elas foram construidas no sec. XIX. Entao, temos o vulcao, Vesuvio. Dentro dele vc pode andar nessa "caverna artificial", rs. E, olha, soltava lava ainda antigamente hhe. Se nao bastasse.. ponte pensil, partes que so da pra atravessar de barquinho, montanha pra escalar.. tudo tudo, feito no sec XIX. muito engracado! fora os palacios e mansoes que vc podia visitar, alem do verde, da agua e dos cisnes. Enfim.. gostei.

PRIMAVERA - Essa semana depois da Pascoa marcou a entrada da Primavera.. E .. incrivel.. o tempo mudou radicalmente dois dias atras. Eu digo assim.. de 1 para 17 graus. eu to muito feliz! Nao preciso mais usar calca de moleton por baixo da jeans.. Hj por exemplo, foi a primeira vez que vim pra Bauhaus sem precisar de uma jaqueta de frio.. so usei duas camisas e o casaco jeans.Maravilhoso!! he .. E fora isso, as flores todas brotando, folhas.. Show.
Nesse fim de semana compramos plantas e posters pra melhorar o visual do apartamento. Aproveitei pra tirar umas fotos tb! rs.

JANTARES - Dois bons jantares nessa semana. Nesse meio tempo algumas pessoas apareceram, como o brasileiro, pra depois viajarem de novo.. alem disso.. Egzon, Cirian.. Enfim.. Tempo de fazer um jantar com todo mundo da Bauhaus. Foi na casa da Regina, uma advisor. E, chegando la.. uma supermesa pra 12 pessoas, com tudo o que tem de bom.. luz de velas, o que eh bem normal, pra qq ocasiao aqui. Domingo ultimo teve o anviersario do Hasan, e, mais uma vez.. as velas. Foi um jantar bom, eles cozinham bem... e eu lavo os pratos bem tb, depois, heh. Foi show. Sempre assintindo filmes apos os jantares.. enfim.. vida normal.!

To indo mais um vez.. Ate mais pessoal!!

terça-feira, 18 de março de 2008

Neve!!!?

Sim, neve, de repente, quando a gente menos imaginava.! As flores começaram a aparecer semana passada, a temperatura estava melhor.. então.. foi uma surpresaa!

O resto da viagem e volta pra Dessau.!

Essas são as noticias, breves, do resto da minha viagem pela Alemanha.!
-Frankfurt. Frankfurt é o coração financeiro da Europa. Talvez a única cidade da Europa dominada por arranha-céus (mesmo assim, tem bem menos prédios que Campo Grande). Linda silhueta a da cidade, com o centro antigo em primeiro plano, e os arranha-céus no fundo. Frankfurt é cara, e com uma cultura “empresarial”, pelo que dava pra observar nas pessoas andando. Tipo New York, São Paulo... Fiquei só um dia, e na dia seguinte, já fui pra região onde mora o pastor Amarildo.
-Tageskarte: Na quinta, já em Bochum, eu acordei cedo e comprei um ticket em que vc pode andar de trem o dia inteiro, quantas vezes quiser, dentro do Estado que vc estiver. Então, eu fui conhecer no mesmo dia Aachen (onde se passavam as histórias do curso de alemão que fazia pela internet, rs), Colônia, ou Köln (onde tem uma catedral gigantessscaa, onde existe uma relíquia em que, supostamente, estão os ossos dos magos que deram presentes pra Jesus, quando ele nasceu), Düsseldorf, a capital, onde tem uma construção que meio que revolucionou a arquitetura contemporânea, a Zollhof, do Frank O Gerry. À noite voltei pra Bochum.
-Bochum. Se vc falar Bochum pra alguém de fora da Alemanha, ninguém vai saber onde fica. Se vc disser então que esteve na Ruhrgebiet (região do (rio) Ruhr), muito menos. Na verdade, essa região é um conglomerado de cidades grandes e pequenas, perto da Holanda já. Então, é mais fácil dizer que estive em Dortmund, ou em Essen, pq no fim é a mesma “cidade”, rs.
Mas, enfim.. Na verdade o pastor Amarildo mora em Wattenscheid, que é um distrito de Bochum. Na Alemanha, se existe uma cidade pequena perto de outra maior, a menor vira distrito da maior. Mas Wattenscheid é como uma cidade, e não um distrito, comparando como se conhece no Brasil.
Esse tempo, sexta e sábado, foi um tempo maravilhoso, onde pude ver mesmo a realidade de missionários, de quem trabalha mesmo com missões. Fiquei muito feliz de ver a igreja que eles ergueram lá. Domingo cedo a gente viajou de novo pra perto de Stuttgart, pra a conferência missionária anula da Kontaktmission. Foi maravilhoso, encontrar missionários do mundo todo, e conhecer seus respectivos trabalhos, e a realidade de cada povo e país. E, por coincidência, ainda encontrei um missionário que é de Campo Grande, casado com uma alemã, e que vai abrir um trabalho em Pontaporã.!
Bom, passamos o dia lá, e por volta das seis eu peguei o trem de volta, chegando em Dessau só de madrugada. Agora estou aqui, são e salvo. Fiquei alegre quando cheguei na “minha” Dessau.!
É Esso pessoal. Até mais.!

segunda-feira, 10 de março de 2008

Viagem pela Alemanha!

Pois eh.. o tempo eh curto, e ha muitas cidades pra conhecer! rs.
Entao, um dia depois de termos cehgado em DEssau, eu fui com Hard de carro pra Munique. Ele tb ia passar dois dias la, e depois ir pra Viena. Foi muito interessante viajar de carro cortando o pais.
MUNIQUE - A capital da Bavaria eh algo extraordinario!! TEm um gradne centro da cidade, mas todo anitgo, e bem restaurado. Um lugar bem turistico. Bavaria tb eh a terra da cerveja, e a terra daquelas roupas tipica alemas que a gente ve no Brasil.!
Muitas coisas pra visitar.. arquitetura fantastica! O centro, o palacio do reino da Bavaria, as igrejas prefeitura, o lugar odne aconteceram as Olimpiadas, o BMW welt, o Alianz Arena, estadio da copa.! Fantastico.!!

Passei um dia e meio la, e viajei pra Stuttgart.


STUTTGART - Stuttgart eh muito show! Bem diferente de Munique,que tem o centro todo restaurado, Stuttgart tem um centro mesclado, com construcoes de varias epocas, ate a atual. O que gostei em Stuttgart foram as colinas.. as cidade eh cehia de morrinhos, parece ate um colcha enrugada.! rs.
E, nessas colinas, no meio da cidade, vc tem vinhedos. sim sm, vinhedos, no meio da cidade, rs. Muito interessante. SE Munique eha terra da cerveja, aqui eh a terra do vinho.
Estou hospedado aqui na casa da Judith, e ta sendo realmente muito legal!!

Ontem eu fui na maior igreja da Alemanha, com uns tres mil membros. A Gospel Forum eh uma igreja muit obonita e moderna, e que adora mesmo a Deus, e prega cura, e tudo mais.. Uma igreja bem avivada. Eles tem um servico de traducao em mais de dez linguas, inclusive o portugues.Mas, como eu era o unico a precisar de portugues, peguei a traducao em ingles pra assistir o culto. Qeu cult omaravilhoso, pq foi a primeira vez que pude ou vir a palavra mesmo ne, pq em alemao ainda nao da.! A pregacao ainda foi sobre Filipe, dele pregando o evangelho pra Etiope. E no fim, muitas pessoas se converteram. Olha que show hein!! http://www.bgg-stuttgart.de/index.php?id=40&L=1 . Esse eh o website!
Mais a noite, fomos na igrjea da Judith, que de noite tem um culto para jovens.. Entao, o pregador parecia um surfista, e os louvores eram na maioria em ingles, com um violao.. foi muito gostoso adorar a Deus ali! Muitos jovens, algo como 70, 80.. Foi muit obom descobrir que tem muita gente em Suttgart que serve a Deus!!

Ontem a tarde eu fui num, bairrozinho que tem um monte de casas de grandes arquitetos do modernismo, como Le Cobusier, Mies van de Rohe e Walter Gropius (os dois ultimos, arquitetos que dirigiram e fundaram a Bauhaus, onde estudo). Muito interessante. Todas elas erguidas em 1926. Uma vista maravilhosa la de cima, pra variar.! Ah.. mais cedo, passei tb por um bairro residencial de mansoes, qe na verdade sao casas normais, nao sao aquuuueeelllas mansoes gigantes. Mas enfim, tinha umavista fantastica. Entao, tinham alguns moradores ilustes, como a casa da familia Porsche, e a casa da familia Daemler, rs. Qeu loucura.! Ah, e as correspondentes casas de hospedes deles!! Gostei dessa cidade!1 Nao eh turistica demais, e tem um certo charme.
Bom, amanha vou pra Frankfut, continuar minha viagem!! Deus abencoe todo mundo!! Ate mais.!

Polonia!

Ola pessoal. To aqui de novo pra contar como tem sido minhas viagens, apesar de algum tempo ter passado.! Viajei com Hard da Austria, Tino, da Italia, e Su, da India.
- A VIAGEM DE TREM - A Primeiro dia foi pegando trens e mais trens, ate chegar em Breslau, Breslavia, Woclau, diga como quizer, rs. Foram sete horas de viagem ao todo, mais o tempo que estivemos que esperar entre um trem e outro. Na fronteira, o trem mudou.. Agora era velho.! Tinham placas em cinco linguas, e nenuma era em ingles. rs. Me sentia um analfabeto. Polones parece russo.!!

- BRESLAU, BRESLAVIA, WROCLAU - Essa cidade ja pertenceu a Alemanha. Entao, a arquietura eh parecida. O centro da cidade eh muito fantastico, as igrejas.. que estao nas ilhas no meio do rio Oder. Foi um dia bem fantastico. Comemos o Ruski Piroissggui (asim que se fala), que eh a comida tipica de la. O duro foi a chuvinha e o frio o tempo tdo. !

- KRAKOW, CRACOVIA - O dia seguinte foi pegando trem.. mais 4 horas em direcao a Cracovia. A cidade eh muito show. Era a cidade do Joap Paulo 2, o ex-papa. Muitas igrejas, o castelo, parte da muralha ainda existe.. Nesse dia fayia mais frio ainda, e a chuva era maior.!! Alas,. Mas enfim.

- MUSICA BRASILEIRA - Uma coisa bem interessante eh que, em todo lugar que iamos, a gente ouvia musica brasileira, rs. E, realmente, ela eh muito tocada, ate na Aleamhna. Mas, a maioria delas eh desconhecida pra gente. World music cantado em portugues, Bossa nova.. Muito legal!

- DRESDEN - A partir de Krakow a gente fey o mesmo caminho de volta. Eu queria voltar pela Hungria e Austria, mas era muito caro atravessar pra Hungria, entao voltei com eles. O ultimo dia, depois de termos voltado tudo pelo mesmo caminho, foi em Dresden, a Alemanha. Cara, eu fiquei muito impressionado com a cidade. Pq o governo esta investindo muito nela, reconstruindo todo o centro da cidade.. assim, castelos, catedrais, predios e mais predios. Muito impressionante. A Frauenkirche foi a mais bonita que ja vi, toda branca. Nesse dia, a chuva parou, mas o frio continuou. Uma hora acabou caindo uma neve bem light, quase gelinho.!!

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

Particularidades de Dessau:

- Multa pra quem atravessa a rua no sinal vermelho, mesmo de madrugada.
- A cidade pára as oito da noite. Tudo fechado, sem transporte de trem.
- A cidade sem jovens. Vao fazer faculdade em outra cidade, na certa. Eles desaparecem, rs.
- Muitas adolescentes nao casadas passeando sozinha com filhos.
- Muiiiita mulher loira que pinta o cabelo de preto.!
- Aqui tem varias casas de bronzeamento artificial, e vc vê mesmo varias mulheres bronzeadas. Tinha uma tão bronzeada, que parecia que tinha ficado um mes na praia, e naquele frio!! Era uma imagem muito dificil de traduzir.. rs!
- Bicicletas: Todo mundo tem bicicleta. Muitas tem ate um banco adaptado atras, pra bebes, que andam junto. Eh normal levar bicicleta dentro do onibus e trens urbanos. Mesmo pra Berlin, eh normal ver alguem entrando com uma bicicleta dentro do trem, pra leva-la a Berlin.
- Filmes dublados..... Nenhum em ingles com legendas.
- Nao existe lan house aqui. Pelo menos nunca vi.
- Bockwurst mit brötchen, com mostarda!!! Estou ficando viciado ja nisso.. Salsicha de bode com pão. Isso mesmo, pq a salsicha eh bem maior que o pão.! Custa 0,70 centavos. :D
- Chocolate barato. Uns biscoitos muito bons tb, amanteigados. Um pacotao por um euro!

Pessoal, amanhã eh dia de apresentação de trabalhos. Depois disso, a gente tem um break. Vou viajar na semana que vem, e tvz ainda na outra. Mas, mantendo o contato, se der! Ate mais.!

domingo, 24 de fevereiro de 2008

Segunda Semana

Ola pessoal. A segunda semana foi bem ok. Boa pra adaptacao.

BAUHAUS - A semana foi de mergulhar no tema dos estudos, que eh: Cidades de Fronteira do Mar Baltico. tenho aprendido muito sobre algumas cidades e o contexto delas. Mas enffim, aguardo a apresentacao dos trabalhos dos grupos de quem ja esta aqui, o que va iacontecer quinta-feira. Depois disso a gente vai ter um break de um mes, que eu vou apreoveitar pra visitar lugares e pessoas, e estudar tb. Ah, coloquei umas fotos daqui da Bauhaus no album da segunda semana. Espero que gostem.

GEORGUMSPARK - Acho que esse e nome desse parque legal, com umas ruinas e uma grande mansao do sec XVIII. Muito lugar pra caminhar, e o final do parque da no Rio Elba, o segundo mais importante da Alemanha (ainda que por aqui o rio esteja bem pequeno). Esse lugar onde estive era onde governava o principe do ducado da Saxonia-Anhalt. Aqui era a capital desse ducado. Tirei fotos disso tb.

FREIE LANDESKIRCHLICHE GEMEINSCHAFT - Esse e o nome da igreja que eu fui esse fds, rs. o que significa mais ou menos: Comunidade Livre da Igreja Nacional (ou seja, Luterana). Acabei achando essa igreja atraves de um anuncio na estacao de trem, que passo todo dia pra ir pra bauhaus.
Sexta a noite tinha uma reuniao de jovens, entao eu fui. E achei um lugar bemm agradavel. Vc tinha que descer prum quarto no porao da igreja, onde ttinha uma mesa com amendoins, chips, cha, agua, e velas acesas.. Um ambiente bemmm agradavel. Sete adolescentes, que me receberam muiito bem. Se apresentaram em ingles, e fizeram quetao de cantar musicas em ingles. O pastor entao tomou a palavra, Marcos 13, sobre o fim dos tempos, e as pessoas iam discutindo o texto. Tudo em alemao. DEpois conversamos e nos conhecemos mais.
Entao eu voltei no domingo.
E o culto foi bemm legal. Apesar de nao terem jovens, so duas adolescentes de sexta, tinha muita familia e muiitas criancas, alem dos idosos. Tinha uma familia de oito criancas, que cantaram duas musicas. As musicas eram boas, a pregacao parecia boa tb, e eu peguei ate o sentido de algumas frases. Gostei muito.
Depois do cultto eu conversei com vairas pessoas, e uma das adolescentes foi a minha interprete, rs. Mas soltei muitas frases em alemao, e gostei a beca!! Nao sei o que acontece, mas como vc fica ouvindo alemao o tempo todo em todos os lugares, fica parecendo mais facil...
Bom, essa foi a primeira vez que tive contato mesmo com a populacao daqui, e fiquei muito contente com isso. Pq eu quero isso.
Nas outras semanas eu vou visitar outras igrejas "livres".

terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Primeira semana

AS AULAS - Cheguei no primeiro dia aqui, e me deparou com algo bem fantástico: uma grande studio, com os melhores computadores, todos MAC. plotters, uma copa com tudo disponível, mesa de reuniao.. Um espaco fantástico. Sem contar que é no prédio original da Bauhaus, que nao foi atingida pelos bombardeios (eu vi a foto, rs).
Na verdade, não temos aulas. Temos sim horário pra desenvolver os trabalhos. E nesse meio tempo, as segundas,quartas e sextas, temos reunioes com os advisors, com os grupos, uma discussão de texto, uma palestra, enfim.. essa é a rotina.
No momento estamos (eles né, eu to como ouvinte ainda), treminando o trabalho de pesquisa e análise sobre as cidades-estudo. São três cidades, e três grupos. A apresentação é em duas semanas, e esse é o trabalho de meio do ano. Logo em março todos entram de férias, e inclusive eu vou ter que preencher meu tempo de alguma forma. Estou planejando algumas viagens! :D

AS FESTAS - O povo sempre arruma o que fazer a noite, já que depois das oito Dessau "fecha", e está frio lá fora. Como moramos no mesmo prédio, sempre tem um filme pra ver, aqui, uma comida lá, enfim.. Quinta tivemos o aniversário do Tino, o italiano, com um bom bolo de spaghetti, rs. Domingo nós comemoramos o nascimento da República do Kosovo, já que um dos nossos participantes aqui é de lá. Ele tava bem feliz! Tivemos nesse dia feijoada! e café turco tb.

IGREJAS - Visitei uam igreja no domingo de manhã. A igreja evangélica de São Paulo. Só pelo nome de santo numa igreja evangélica vc já acha estranho, rs. Mas, enfim, é uma igreja muito bonita, mas com poucos lugares pra sentar.. Só tinha idosos, muitos hinos nos órgão. Tinha o papel com as frases pra congregação falar... enfim.. parecia até uma celebração católica.. até pq o pastor estava vestido com uma roupa parecida de padre, e a igreja tinha algumas imagens, ainda que apenas pra contemplação, pois nao havia espaços pra velas, ou pra se ajoelhar diante delas. Puxa, por que aí seria até anti-bíblico.!
No dia anterior eu tinha ido na outra, a igreja evangélica de São Jorge (Evangelische kirche St. Georges), mas tava fechada. O símbolo da igreja era interessante, uma cruz cravada na boca de um dragão, que morria.. Enfim, li os cartazes com as programações, e vi que na sexta a noite tem uma programação para jovens. Eles iam assitir e debater o filme Jesus Camp ( www.youtube.com/watch?v=6RNfL6IVWCE ) , que é um filme polêmico sobre um acampamento de crianças cristãs nos EUA. Enfim, fiquei triste pq a programação tinha acabado de acontecer, e queria ver a discussão, e encontrar os jovens.
O pastor das duas igrejas é o mesmo, e ele faz as reuniões tanto em uma quanto em outra.

RIO MULDE - Sábado de manhã eu fui conhecer as redondezas do prédio onde moro. E encontrei esse lugar lindo que Desu criou. A prefeitura preservou bem esse lugar, e tem uma pista de caminhada muito boa. Tirei algumas fotos. Daqui a algum tempo eu devo correr por lá. Alem de bom pra saúde é inspirador, rs.

Bom é isso pessoal.!!
Até mais.

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

O PRIMEIRO FIM DE SEMANA

Oi para todos. Estou aqui para dar notícias. Muita coisa aconteceu mesmo em apenas três dias. E aqui estou eu pra contar:

- A VIAGEM - A viagem foi a mais tranqüila, pela Air France. Tínhamos uma tela individual na frente do nosso banco, e podíamos escolher que programação assistir. Um bom jantar, café da manha, e comida a disposição. Desci em Paris, e depois de andar muito ao outro terminal e esperar por três horas, peguei o outro vôo pra Berlim.

Agora era a vez de entrar na Alemanha. Nenhum problema com o visto ou passaprte, visto que o cara nem ao menos carimbou meu passaporte. Tegel me pareceu um aeroporto pequeno, não muito bonito e organizado,. Não sei se é o principal da Alemanha, mas pelo menos sei que ele é o único que não é ligado por trens ou metro. Lá estava eu, com minha mala de quase 40 kilos, mais um mochilão nas costas, e meu violão numa das mãos. Com dificuldade com as malas , peguei o ônibus que me levou pra estação onde deveria pegar o trem pra Dessau, que demora quase duas horas. Já era noite, e cheguei na estação faltando 10 minutos pro próximo trem. Isso foi bom, cheguei as nove. Quase ninguém. Dessau é pequena. Por Deus, um casal me viu com as malas e me ofereceu uma carona, foram muito prestativos. Eles falavam bem o inglês. E então eu peguei a chave e minha pasta no lugar combinado, e fomos pro prédio onde eu estou morando.

- O PRÉDIO – o tão chamado Carrot, é um prédio de 11 andares, onde ficam os alunos da Bauhaus, e tb é um hotel hostel. Os apartamentos são bons.! Tem um hall, cozinha, sala com dois ambientes, e um banheiro. Todos bem dimensionados. Tem três quartos, de tamanho bom tb. Tudo mobiliado. Meu quarto tem a cama, guardaroupa, um pequeno armário, uma escrivaninha prancheta, e ainda uma sacada. Roupas de cama e banho são trocados uma vez por semana. Estou no primeiro andar. Assim que chegamos, demos de cara com Ali, um típico árabe magro e alto, por volta dos 40 anos, desses t´picos que vemos nos filmes. Ele é um cara legal. Logo depois conheci Desha, o outro colega de apartamento. Ele é do Blangadesh, tem minha idade, mas parece que tem uns 22 anos. Os dois falam pouco. Desha é mais engraçado. Os dois são muçulmanos, mas só Ali segue mais seriamente. Eles me recepcionaram bem, e jantei duas vezes, a comida de um e a de outro, sempre spicy food.! Logo conheci o brasileiro e outras pessoas. O prédio fica perto do trem de rua que vai até a universidade. É gratuito para nós. Estava tão cansado que dormi até as 3 da tarde do dia seguinte. :D .

- DESSAU – Dessau é uma cidade diferente. Ela fazia parte da Alemanha oriental, então a parte mais pobre e que não dá certo da Alemanha. A cidade está encolhendo. Só tem idosos. Os jovens vão embora, pq vão estudar em outras cidades. Muito pouca gente fala inglês, o que é muiiito sinistro. Não dá pra imaginar, até que me disseram – Realmente, 18 anos atrás Dessau fazia parte de um país socialista. Então, até hj é mais fácil encontrar pessoas que falam russo do que pessoas que falam inglês. Está sendo bom, pq tenho que me virar.

Contudo, a cidade é muito bem organizada. Tem faixas na calçada para bicicletas. Já levei várias buzinadas por andar nessa faixa vermelha. Alias, muita gente anda por aqui de bicicleta. Eles tem inclusive uma cadeira adaptada para bebes, e não é raro ver pessoas andando com bebes na bike, naquele frio e tudo mais. A rua principal tem o Strassebahn, que é o trem de rua. Ele está no meio da avenida sendo que temos então um pista para carros, e outra só pro trem, e a mesma coisa no sentido contrário. O mais interessante é que todos respeitam o sinal de trânsito, até de madrugada. A coisa aqui chega a ser a tal ponto que dois colegas já foram multados por atravessar a rua (pedestres) no sinal vermelho pra eles. Um deles foi multado à uma da manhã, o austríaco. Rsrs.

Dessau está junto a dois rios.. um menor no leste, e o Elba ao norte. Eu fui ver o menor hj, e ele é muito bonito. É uma cidade pequena de 72.000 habitantes. Tem um novo cinema UCI, mas nem adianta, pq por aqui só existem filmes dublados em alemão. Eles não têm o costume de legendar os filmes. O principal atração é o Rathaus Center, o shopping da cidade, que é bem grandinho até. O “centro antigo” da cidade é muito bonito. Mas descobri hj que ele foi todo refeito, ou seja, a grande maioria das “antigas” construções tem apenas 15 anos de idade. Isso pq fiquei sabendo hj que Dessau foi duramente bombardeada durante a segunda guerra, sendo que mais de 80 por cento da cidade foi destruída. Existia uma fábrica de aviões aqui, e por isso acabaram com a cidade. Eu vi algumas ruínas.

- OS ESTUDANTES – Meus colegas de sala são fantásticos. Todos estavam me esperando e me recepcionaram muito bem. É algo como uma comunidade internacional, todos da mesma idade, e falando inglês com sotaque. A maioria do pessoal eu conheci Sábado a noite, quando Sue, a menina da Índia, fez um jantar típico para nós. Depois teve até sessão de cinema Bollywood (a industria de cinema da Índia, muito boa, por sinal) no notebook. Pra vc ter uma idéia, sábado a noite, no mesmo apartamento tinha: os dois brasileiros além de mim, a mulher da Índia, o cara do Blangadesh, o do Yemen, o cara da Irlanda, com aquele sotaque carregado e ruivo um típico irlandês, o da Áustria, com um sotaque bem carregado mesmo, ele fala inglês devagar, o da Itália, que é engraçado, o da Colômbia, o do Líbano, duas supervisoras tb, uma da Turquia e outra da Alemanha, enfim... legal! Hj em Berlin eu conheci a Francesa.

O grupo é como uma bolha. Ninguem fala alemão, estudam juntos, comem juntos, moram no mesmo prédio.. Não estão conectados com a cidade.

- A IGREJA – Ainda não fui na igreja em Dessau. Contudo, no sábado, quando procurava uma farmácia, acabei conhecendo um cara do Panamá, negro, que viveu onze anos no Canadá, e é casado com uma mulher da Malásia. Talvez ele seja o único cara cristão mesmo na cidade. Ele tinha sede de falar da bíblia, e enfim.. Nesses sete anos em Dessau, ele deixou de ir na igreja, pq nao conseguiu achar nenhum sequer que gostasse de falar da bíblia. Conforme ele disse, aqui as pessoas só vão à igreja, mas não têm relacionamento com Deus. Ninguem leva bíblia pra igreja, e como ele disse, o pastor fala com um sorriso sem graça: “Sabe irmão, é difícil né convencer eles..”. Ele disse que se houver uma pregação sobre o livro de Romanos, ou Apocalipse, as pessoas saem no meio da mensagem. Eles vão à igreja mas continuam sua vida de pecado. Não gostam de estrangeiros, não mudam a vida de ninguém. Ele falou de casos aqui de africanos totalmente perdidos, que tiram a roupa no meio da cidade, e ficam olhando pro nada.. e ninguém faz nada, ninguém quer mudar a situação deles..Muita gente idosa aqui é alcoólatra, bebe bebe, e nao faz mais nada, pq é sustentado pelo governo. Jovens neonazis, enfim,.. ele me descreveu uma sociedade decadente que não quer saber de Deus. Conversamos por muito tempo, e até fui na casa dele, que é perto de onde moro. Combinamos de nos encontrar mais vezes, pra falar sobre a bíblia e ter o “alimento espiritual”.. Algo totalmente estranho e fora da realidade eu encontrar esse cara por aqui. Ele foi a primeira pessoa com quem conversei, praticamente,. Ahsim, ele tb tem sede de pregar para chineses, e quer encontrar bíblias em mandarim pra falar do evangelho pra eles. Entao, quem souber como, por favor.

- AS CIDADES FOCO DE ESTUDO – Ainda não sei como vai ser direito, mas os colegas me explicaram que a turma está dividida em três grupos, um pra cada cidade a ser estudada: Copenhagen-Malmö, que está quase totalmente integrada, Tallin, na Estônia e Helsinki, Finlândia, um caso em que as duas cidades estão tentando se aproximar.. e a terceira é Kaliningrado, um enclave russo no meio da Europa, totalmente desconectado de tudo. Antes de mais nada, o tema é sobre integração de cidades do Mar Báltico. Eles estão terminando de chegar as conclusões sobre os estudos, por isso eles falam que eu cheguei numa hora boa, em que vou poder ter as conclusões na Mao, e estudá-las. Todos me perguntam onde vou ficar. E, desde o Brasil, tinha gostado de Tallin, pq eles já estão tentando se conectar com Helsinki, aparentemente. Coincidentemente, hj estive em Berlim com boa parte do grupo de Tallin. Nos demos muito bem.

-BERLIN – Fomos hj, eu, Reiham (alguma coisa assim) o austríaco, o italiano que me fugiu o nome agora, e Sue da Índia. Eles são gente muito legal. Fomos bem cedo pra lá, visitar duas exposições de arquitetura ou sobre as pessoas dos países do Mar Báltico. Muiiito interessante. Também está rolando o Berlinare, o festival internacional de cinema de Berlin. Vimos um filme-documentário muito legal, que conta sobre a primeira partida de futebol feminino no Iran, organizado por um time de Berlin. Conta as dificuldades e tal.. Elas tiveram que jogar num estádio só com torcedoras mulheres, e jogaram cobertas com o véu.. enfim.. O filme se chama Football Under Cover. Muito bom. O diretor e as jogadoras estavam todos estavam lá, foram a frente depois, foram bem aplaudidos.. Entre uma programação e outra em Berlin, passei por váris pontos turísticos, como o Reichtag, de loinge.. o Brandeburg Tor, a Potsdam Platz, a TV Turm, de longe, o Tiergarten.. vi pelo trem.. etc.. Tudo tem sido muito show.. Amanhã começam minhas aulas.. Vamos ver o que temos pela frente. !! Logo escreverei mais.. Até.!!